
A Polícia Federal foi até a casa do ex-presidente Jair Bolsonaro em Brasília, no início da manhã deste sábado (22) e cumpriu mandado de prisão preventiva determinado pelo ministro do STF Alexandre de Moraes. Bolsonaro foi levado para a Superintendência da Polícia Federal.
Na decisão pela determinação da prisão, Moraes citou dois principais motivos: a convocação de vigília pelo filho Flávio Bolsonaro em frente à casa no noite de sábado, publicada em um vídeo, e a violação da tornozeleira eletrônica do ex-presidente à meia-noite de sexta (21) para sábado.Um dos trechos da decisão de Moraes diz:
"Embora a convocação de manifestantes esteja disfarçada de "vigília" para a saúde do réu Jair Messias Bolsonaro a conduta indica a repetição do modus operandi da organização criminosa liderada pelo referido réu, no sentido da utilização de manifestações populares criminosas, com o objetivo de conseguir vantagens pessoais."
Outro trecho do despacho do ministro do STF diz que a tornozeleira foi violada:
"O Centro de Integração de Monitoração Integrada do Distrito Federal comunicou a esta Suprema Corte a ocorrência de violação do equipamento de monitoramento eletrônico do réu Jair Messias Bolsonaro, às 0h08min do dia 22/11/2025. A informação constata a intenção do condenado de romper a tornozeleira eletrônica para garantir êxito em sua fuga, facilitada pela confusão causada pela manifestação convocada por seu filho", ressaltou Moraes.
No despacho, o ministro do SFT determinou que a prisão fosse feita de forma discreta para não expor a imagem de Bolsonaro, e que não fossem usadas algemas.
A decisão ainda não é o cumprimento da pena de 27 anos e 3 meses de prisão por conta da tentativa de golpe de Estado. Em frente à Superintendência da Polícia Federal, vários jornalistas acompanham os desdobramentos, já que Bolsonaro deve passar por audiência de custódia neste domingo (23). Ele chegou ao local por volta de 6h30min. Pelo menos 10 viaturas da Polícia Militar reforçam a segurança em frente ao prédio.
?Bolsonaro é diagnosticado com câncer de pele em fase inicial?
A ex-primeira-dama Michele Bolsonaro está indo para Brasília neste sábado, após saber da prisão. O irmão de Michele foi até a Superintendência da Polícia Federal no início da manhã deste sábado para entregar medicamentos ao ex-presidente. Poucos apoiadores de Bolsonaro chegaram ao local até as 9h deste sábado.
O ex-presidente deve ficar preso em uma sala da PF com banheiro privativo.
Correio do Povo
De Segundas a sextas:
• Das 9h às 12h e das 14h às 17h
Atendimento somente pelos telefones: