ECONOMIA
Pitacos do Harri
10/10/2023 10:36:46

Mais uma guerra!

Muitas vezes fica difícil de entender o porquê das guerras. Homens em luta pelo poder e pela terra. Centenas de mortos e famílias dizimadas. Como pode? Nesta última entre Israel e os terroristas de Gaza, pelo que se sabe, a luta é de décadas, onde a posse do território continua sendo discutida. Também é uma luta de direita e esquerda, sendo que de um lado um país democrático como Israel e de outro um braço do terrorismo. Por incrível que pareça estes atos terroristas são apoiados ou minimizados por países e partidos. A esquerda, em muitos aspectos, evita mencionar terrorismo, usando outros termos mais amenos. Na verdade, o que deve ser dito de maneira bem clara que foi um ato terrorista que vai ter como consequência a morte de milhares de pessoas, muitas delas civis que nada tem a ver com o conflito. Como entender o ser humano? 

Surpresa!
Chamou atenção que, já nas primeiras notícias, os comentaristas estranharam o fato de Israel ter sido pegado de surpresa. Como o sistema de inteligência de um país de alta tecnologia deixou de prever estes ataques? E isto circulou já nas primeiras informações repassadas. Claro que primeiro as ações tomadas serão de defesa, mas já existem fortes rumores de investigações para ver quem e como órgãos ou setores falharam. Por lá, parece que o assunto, a busca de culpados, vai ficar fora de panos quentes. Daria uma bela CPI.

Consequências.
Sem dúvida nenhuma as consequências deste conflito serão imediatas e já estão acontecendo. Alta do petróleo, suba da gasolina, do óleo diesel e gás e alta do dólar. Isto vai mexer nos preços refletindo diretamente na inflação. Com inflação elevada a política de juros altos vai ser mantida e aí o processo de crescimento da economia vai ser impactado. O mundo hoje passa por um momento de dificuldades com inflação elevada e dificuldades nos processos produtivos, ainda como consequência a Covid e da guerra da Ucrânia. O que já estava difícil vai ficar um pouco pior. Todos, em todos os continentes vão ser afetados por mais esta guerra. Tempos bicudos vem por aí! 

 

 

Econ. Harri Goulart Gervásio

ACOMPANHE

|
|
ENDEREÇO

Rua Benjamim Constant, 906
Galeria Confiança • Sala 102 C
Centro • Caçapava do Sul, RS
CEP: 96570-000

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

De Segundas a sextas:

• Das 9h às 12h pelo (55) 9.9981-8101

• Das 14h as 17h30 atendimento presencial

JORNALISMO, PUBLICIDADE e ANÚNCIOS

(55) 9.9981-8101

jornalismo@farrapo.com.br

© 2023 PORTAL FARRAPO. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: