ECONOMIA
Pitacos do Harri
Assessoria: Farrapo
07/11/2023 14:32:29

Expectativa empresarial.

O ano de 2023 está acabando e as atenções se voltam para o futuro. Como serão os próximos meses? O que está por vir? Dentro destas expectativas é importante saber o que pensam os empresários. Estão otimistas ou pessimistas? É importante saber o que eles pensam e principalmente imaginar as suas ações porque o setor produtivo é quem define o ritmo do desenvolvimento. A Fundação Getúlio Vargas publica mensalmente o ICE, Índice de Confiança Empresarial, que consolida os índices de confiança dos quatro setores cobertos pelas Sondagens Empresariais produzidas pela FGV que são: Industria, Serviços, Comércio e Construção.  A soma da produção destes significa, praticamente, a realidade do PIB. Com base nisto, as suas expectativas devem revelar o que o mercado espera que aconteça. No geral já é possível perceber que com os dados de outubro, estes quatro setores demonstram desaceleração da economia no quarto trimestre deste ano. Na indústria e no comercio a demanda fraca está atuando de forma negativa nas contratações de mão de obra. Nos serviços e na Construção o nível de atividade tem se mantido estável.Com base nisto a pesquisa indica um sinal de continuidade do ritmo morno da atividade econômica na virada de ano. A queda na confiança empresarial em outubro foi devida pela piora nas expectativas para os próximos meses.

É importante a noção do nível de confiança do setor produtivo porque eles são aqueles que ditam o ritmo da atividade econômica e pelo que se vê os horizontes são cautelosos, sem otimismos. Isto tudo pode servir como base para você projetar os próximos passos no seu negócio e na sua situação econômica e financeira. Segure as patacas!

 

ICMS vai subir.

Aquela mudança do ICMS que parecia que ficaria com alíquotas estáveis, foi alterada. O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) decidiu aumentar em 12,5% o ICMS sobre combustíveis a partir de 1º. de fevereiro do próximo ano. A alíquota fixa que era de R$ 1,22 por litro de gasolina e etanol passará para R$ 1,37 de acordo com o decreto. Para o diesel, biodiesel e gás de cozinha a alíquota também terá acréscimo. Esta resolução do Confaz foi decidida nos últimos dias de outubro, mas a imprensa deu pouco destaque para este assunto. Com certeza esta mudança vai implicar na equação econômica de todos e nos meios de transportes, causando efeitos nos índices de inflação. Bom para os Estados e péssimo para o bolso dos brasileiros.

 

Viva a mídia alternativa.

Hoje para você ficar bem informado é necessário buscar as mídias alternativas porque só as convencionais são incapazes e produzir todas informações e conteúdo do momento. As pautas são escolhidas a dedo, deixando de fora, muitas vezes, notícias e informações importantes. Um exemplo disso é o que aconteceu na abertura do Grande Prêmio do Formula 1 em São Paulo. A cantora Ludmila foi escolhida para cantar o Hino Nacional Brasileiro e na hora esqueceu a letra. Foi um vexame. O evento teve a transmissão da Band. Ontem assisti o Jornal da Band para ver o que seria dito e colocado sobre o fato.  Falaram sobre a corrida, resultado e mostraram Ludmila cantando a última parte do hino. Nada foi dito sobre o mico. Aqueles que ficaram somente na mídia convencional perderam este babado.

 

Pense.

Se você procura uma pessoa que pode mudar a sua vida, se olhe no espelho.

 

 

Economista Harri Goulart Gervásio

ACOMPANHE

|
|
ENDEREÇO

Rua Benjamim Constant, 906
Galeria Confiança • Sala 102 C
Centro • Caçapava do Sul, RS
CEP: 96570-000

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

De Segundas a sextas:

• Das 9h às 12h pelo (55) 9.9981-8101

• Das 14h as 17h30 atendimento presencial

JORNALISMO, PUBLICIDADE e ANÚNCIOS

(55) 9.9981-8101

jornalismo@farrapo.com.br

© 2023 PORTAL FARRAPO. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: