Economia: Estimativas do Governo.
Na semana passada O Ministério da Fazenda, através do Boletim Microfiscal divulgou as previsões de alguns indicadores econômicos para 2023 e 2024. As atuais são menos otimistas devido a perspectiva de crescimento zero do PIB no terceiro trimestre. Para este ano o desempenho do Produto Interno Bruto foi reduzido de 3,2% para 3% e para 2024 a expectativa é de 2,2%. Em relação a inflação foi estimado um IPCA recuando de 4,85% para 4,66% neste ano e de 3,55% em 2024.
Segundo a Secretaria de Política Econômica o ano de 2024 será um ano de desaceleração na atividade econômica por aqui devido o aumento de incerteza no ambiente externo. Citam a desaceleração do crescimento econômico da China e manutenção de juros elevados nos EUA.
Sem dúvida nenhuma se o ano de 2023 já foi difícil, o próximo será um pouco pior considerando-se a situação brasileira de um crescimento vertiginoso do déficit fiscal, aumento da dívida pública e cenário externo desfavorável.
Estimativas do mercado
O Boletim Focus do Banco Central divulgou os dados da sua última pesquisa semanal que entrevista mais de 100 economistas do mercado financeiro sobre variáveis econômicas. No que se refere a economia o mercado projeta um crescimento de 2,84% para este ano e 1,50% para 2024. Já o governo aposta em índices mais elevados. Para este ano 3% e para 2,4% em 2024. As apostas são mais altas por parte do governo.
Em relação a inflação os dados tem se mantido estáveis, apontando que o IPCA deve encerrar o ano em 4,53%. O governo estima a inflação em 4,66% estando bem próximo das projeções do mercado. Para 2024 a inflação prevista pelo governo será de 3,55% enquanto o mercado fala em 3,91%, também índices bem próximos.
O câmbio tanto neste ano quanto no ano que vem deve ficar em torno de R$ 5,00 já a Taxa Selic o mercado estima 11,75% este ano e uma queda para 9,25% para o ano que vem.
É importante que estes dados sejam divulgados para a noção daquilo que pensa o governo e o mercado. Pelo que se vê o governo está mais otimista em relação ao crescimento da economia do que o mercado.
Você aposta nas previsões do governo ou do mercado?
Pense.
O que você transmite volta com intensidade.
Economista Harri Goulart Gervásio.
De Segundas a sextas:
• Das 9h às 12h e das 14h às 17h
Atendimento somente pelos telefones: