
Na metade do mês de Março incia-se o prazo para declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física 2026, que irá depois até o final de Maio.
Nestas semanas anteriores à temporada do IRPF, é tempo de mobilização para a campanha do Imposto Solidário – o esforço coletivo por informar aos cidadãos e incentivar quem declara IR no modelo Completo e realizar a Destinação de parte do imposto devido aos fundos de direitos sociais. Doação dedutível, que fique bem claro: ela volta como desconto no imposto ou acréscimo na restituição, e é feita dentro da declaração. Não sai do bolso do cidadão, sai do montante devido ao governo.
Essas campanhas têm sido um grande sucesso em nossa região. Entre 2020 e 2025, Caçapava do Sul ampliou em impressionantes 600% o volume de recursos do IR destinados ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e ao Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.
Hora de mobilizar
Nessa época do ano, cabe aos dirigentes e voluntários ligados a entidades de atenção à Criança, ao Adolescente e ao Idoso bem como a todos os agentes políticos e sociais se organizarem. É momento de planejar ações, contatar escritórios contábeis e pessoas em geral, preparar materiais.
No Brasil, menos de 4% do total de recursos disponíveis nas declarações de IRPF dos cidadãos que declaram pelo modelo Completo são destinados a fundos de direitos sociais todos os anos.
No Rio Grande do Sul, cuja população é mais informada e no qual existem cidades com campanhas já tradicionais (como a enorme mobilização coletiva que ocorre todos os anos em Santa Maria), esse percentual bate os 6%. Ainda é pouco.
Caçapava do Sul se destaca, chegando já a 12%. É de se celebrar mas resta muito que fazer.
Dia 20, consulta ao lote residual do IRPF
No dia 20 de Fevereiro abre-se a consulta ao lote residual das restituições de anos anteriores, contemplando 331 mil declarações retidas em malha e outras situações impeditivas ao pagamento destes valores em seus prazos originais. A soma total envolvida passa de R$ 578 milhões.
Como consultar se sua restituição está disponível?
Acesse www.gov.br/receitafederal
Clique em “Meu Imposto de Renda” e depois em “Consultar minha restituição”
A página oferece orientações e canais de prestação de serviço e consulta simplificada.
Pode-se fazer também, uma consulta completa, por meio do extrato de processamento acessado no e-CAC. Se houver pendências na declaração, o contribuinte pode retificar e corrigir as informações equivocadas.
Também é possível consultar pelo aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones, que permite verificar a liberação das restituições e a situação cadastral do CPF.
Fábio Burch Salvador
Assistente Técnico Administrativo - MF
Agente da Receita Federal em Caçapava do Sul - RS
Representante substituto da Cidadania Fiscal - DRF Santa Maria - RS
Assessor de imprensa na Seção de Comunicação Institucional da Receita Federal na 10ª Região Fiscal
Vice-presidente eleito do Sindicato Nacional dos Servidores Administrativos do Ministério da Fazenda
fabio.salvador@rfb.gov.br
De Segundas a sextas:
• Das 9h às 12h e das 14h às 17h
Atendimento somente pelos telefones: