A professora Andreza Freitas Santos, da rede estadual de ensino de Caçapava do Sul, está desenvolvendo uma proposta inovadora de ensino no âmbito do Curso de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Bagé. A dissertação em construção, intitulada “Estudo da Terra e do Universo no Ensino Fundamental: um Dispositivo Complexo de Aprendizagem Hipermidiático”, propõe novas possibilidades para o ensino da unidade temática “Terra e Universo”, prevista na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Docente de Matemática e Ciências em uma escola urbana do município, a professora pesquisadora conduz sua pesquisa com uma turma de 6º ano, por meio da criação de um Dispositivo Complexo de Aprendizagem (DiCA). Esse dispositivo é fundamentado na Teoria da Complexidade, na gamificação e nas abordagens de hipermídia e hipertexto, com o objetivo de mobilizar os estudantes para a aprendizagem por meio de experiências interativas, investigativas e conectadas ao cotidiano.
O estudo parte da constatação de que muitos professores enfrentam dificuldades para trabalhar conteúdos relacionados à Astronomia, devido à ausência de formação específica. Esse cenário reforça a necessidade de materiais pedagógicos que incentivem práticas interdisciplinares e contextualizadas.
Na proposta, os estudantes embarcam em uma jornada de aprendizagem organizada em equipes, na qual enfrentam desafios, seguem pistas e tomam decisões dentro de uma narrativa gamificada. Os primeiros resultados indicam maior engajamento, curiosidade e desenvolvimento de habilidades científicas, além de reflexões significativas sobre a relação com o meio ambiente.
A ilustração abaixo representa o momento em que as equipes formadas pelos estudantes, já envolvidas em suas missões após aceitarem participar da aventura proposta na carta inicial, devem escolher entre dois caminhos, cada um com desafios distintos a serem solucionados ao longo do percurso.
Como parte do projeto, está sendo produzido um e-book educacional intitulado “Missão Terra Explorer: uma expedição pela Terra e o Universo”, que reunirá as atividades e estratégias aplicadas durante a pesquisa. A expectativa é de que o material possa servir de apoio a outros professores interessados em práticas pedagógicas inovadoras no ensino de Ciências.
A construção da dissertação representa uma importante contribuição à educação científica e ao fortalecimento da prática docente no município de Caçapava do Sul.
De Segundas a sextas:
• Das 9h às 12h e das 14h às 17h
Atendimento somente pelos telefones: