Está marcado para o dia 21 de julho as inscrições para a realização dos exames de mormo em equinos. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Agropecuária e tem como objetivo garantir a sanidade animal para a participação em eventos tradicionalistas como os Festejos Farroupilhas e rodeios.
De acordo com o secretário Marquinho Vivian, o atendimento será feito por regiões, com o médico veterinário Márcio Costa visitando as propriedades para a coleta dos exames. Os proprietários deverão realizar a inscrição na Secretaria de Agropecuária até o dia 4 de setembro, informando o CPF e a localidade. A medida visa organizar os roteiros e otimizar o trabalho de coleta, evitando atrasos nas visitas às propriedades.
A duração do exame é de seis meses e ele é exigido para participação em rodeios e eventos equestres. Por isso, o secretário faz um apelo para que os interessados não deixem para a última hora. “Pedimos que a comunidade se antecipe para fazer a inscrição pois se todos deixarem para o final de agosto, corremos o risco de não conseguir atender todas as regiões a tempo”, explica Vivian.
A iniciativa foi instituída no município em 2017, através Lei Municipal de nº 3860, que trata da criação do Programa Municipal de Controle do Mormo e Anemia Infecciosa de Equinos, criada pelo então vereador, atual vice-prefeito Mariano Teixeira e visa garantir segurança sanitária e valorizar da cultura gaúcha no município.
De Segundas a sextas:
• Das 9h às 12h e das 14h às 17h
Atendimento somente pelos telefones: