Ozzy Osbourne pôde se despedir do público 17 dias antes de sua morte, confirmada nesta terça-feira, 22. Em 5 de julho, foi realizado o festival Back to the Beginning, marcando a aposentadoria do cantor de 76 anos em carreira solo e do Black Sabbath.
O estádio Villa Park, em Birmingham, na Inglaterra, recebeu a festa com uma série de convidados especiais. Tudo foi transmitido online.
Mas nem tudo neste dia histórico para a música foi sobre, de fato, heavy metal. O evento teve caráter beneficente, com todo o lucro das vendas de ingressos destinado a três instituições de caridade:
Estima-se que o evento tenha arrecadado por volta de US$ 200 milhões ao todo. Ainda não foi revelado qual parte desse valor será encaminado às entidades, visto que será necessário descontar despesas e impostos.
As escolhas não ocorreram por acaso. Osbourne revelou em 2020 ter sido diagnosticado com Parkinson, por isso a Cure Parkinson’s. Já as outras duas entidades trabalham na cidade e na região onde o Sabbath foi criado.
Para além do apoio financeiro, Ozzy e o Black Sabbath tiveram o cuidado de conscientizar os fãs que assistem à sua transmissão online. Durante os intervalos entre shows, foram exibidos vídeos que mostram um pouco do trabalho das instituições ajudadas e alertam sobre Parkinson, cuidados paliativos, entre outros temas de interesse público.
A despedida do Black Sabbath
O vocalista Ozzy Osbourne, o guitarrista Tony Iommi, o baixista Geezer Butler e o baterista Bill Ward subiram ao palco juntos pela última vez em um festival beneficente, com uma série de artistas e bandas de metal. Veja abaixo a lista de atrações:
Convidados adicionais:
Texto: RollingStone Brasil
De Segundas a sextas:
• Das 9h às 12h e das 14h às 17h
Atendimento somente pelos telefones: