Geral

Unipampa e Prefeitura projetam parceria de Educação Ambiental

 

Secretário adjunto Erni Rocha, prefeito Giovani Amestoy e professor Felipe Guadagnin (Foto: Divulgação/Prefeitura)

O Prefeito Giovani Amestoy recebeu segunda (11) o Geólogo e Professor da Universidade Federal do Pampa, Felipe Guadagnin, que estava acompanhado do Secretário adjunto de Cultura e Turismo, Erni Rocha, para discutirem uma parceria de educação ambiental fomentando o turismo local e incentivar preservação ambiental.

De acordo com Guadagnin, a Unipampa tem Projetos voltados à educação ambiental, (Educação ambiental, diversidade, ecologia, geologia) e também almeja fomentar o turismo da geodiversidade em Caçapava do Sul. Guadagnin e Erni, relataram muita sujeiras de restos de plásticos descartados em pontos turísticos.

“É muito comum encontrar materiais de descarte acumulados pelas ruas e estradas do município, por exemplo. Isso inclui restos de obras, resíduos de podas e de jardinagem, garrafas de vidro e plástico, resíduos orgânicos e inorgânicos residenciais, entre outros”, justifica o Projeto de Educação da Unipampa, que será feito com a Prefeitura através da Secultur e Secretaria de Educação.

O projeto será desenvolvido por meio de palestras, oficinas e atividades práticas com alunos do ensino fundamental de escolas públicas do município e serão abordados tópicos relacionados à influência humana na alteração da morfologia, na potencialização de desastres naturais, na perda de biodiversidade, na erosão dos solos, na perda de fertilidade de terras agrícolas, no assoreamento dos corpos dágua, em inundações e alagamentos, e principalmente no descarte incorreto de lixo.

A ideia é que o Projeto tenha início tão logo comece o ano letivo nas escolas do Município, que contemple todas as escolas e que os alunos da rede municipal tenham oficinas e façam visitas técnicas - com os universitários, docentes da Unipampa e dos professores da rede Municipal de ensino- aos pontos turísticos como forma de conhecer melhor o local, aprender sobre a riqueza da natureza e propaguem a importância de preservar, inclusive através do recolhimento de seu próprio lixo.

Comunicação da Prefeitura / Caçapava do Sul




Topo