Saúde

Estado registra 25 casos confirmados de Sarampo; Saiba mais sobre campanha de vacinação

Por Eduardo Schneider
08/11/2019 09:45
 

Foto: Agência Brasil

Dados atualizados sobre os casos de Sarampo no Brasil e no Rio Grande do Sul foram divulgados pelo informe epidemiológico do Estado nesta semana.

No Rio Grande do Sul, até o dia 2 de novembro, foram notificados 529 casos suspeitos de doenças exantemáticas (402 sarampo/127 rubéola). Desse total, foram descartados 462 (87,3%), 25 confirmados para sarampo (4,7%) e 42 (8,0%) permanecem pendentes (em investigação).  Os casos confirmados foram registrados em cidades da região metropolitana e em dois municípios do interior.

No Brasil, os dados são mais preocupantes. Somente neste ano, foram confirmados 9.304 casos em 21 unidades da federação, sendo que mais de 90% estão concentrados no estado de São Paulo.

Em relação aos óbitos, foram confirmadas 13 mortes por sarampo, sendo 12 no estado de São Paulo e um no estado de Pernambuco. Sete óbitos (53,8%) ocorreram em menores de cinco anos de idade, dois (15,4%) na faixa etária de 20 a 39 anos e quatro (30,8%) em adultos maiores de 40 anos.


Campanha de vacinação

Em Caçapava do Sul, a campanha de vacinação contra o Sarampo chega a mais uma etapa neste mês. Do dia 18 ao dia 30 de novembro, o foco é vacinar os adultos. O dia D desta etapa será em 30 de novembro.

A enfermeira chefe do setor epidemiológico do município, Sandra Bairros, destaca, no entanto, que desde o início do mês as unidades de saúde estão fazendo o trabalho de vacinação: “Qualquer criança que não tenha feito a vacina na data, pode fazer ainda. Basta o responsável levar a carteira de vacinação ou fazer uma nova na unidade de saúde”.


Pessoas imunizadas:

- De 6 meses até 29 anos que tenham duas doses da vacina tríplice viral;
- A partir de 30 anos que tenham no mínimo uma dose de tríplice viral;
- Profissionais da saúde com qualquer idade que tenham duas doses da tríplice viral.


Confira na tabela abaixo os dados de distribuição dos casos confirmados de sarampo por faixa etária e sexo, RS, 2019


Fonte: Sinan net


Por Eduardo Schneider

Farrapo






Topo