Saúde

16 casos suspeitos de coronavírus são monitorados no Rio Grande do Sul

Por Eduardo Schneider
27/02/2020 14:18
 

Foto: Ilustração

No último informe epidemiológico elaborado pelo Centro de Operações de Emergências do Estado, publicado ontem (26), consta 16 casos suspeitos de coronovírus no Rio Grande do Sul. O informe é publicado diariamente pela Secretaria Estadual da Saúde.

Conforme o documento, dos 16 casos, seis estão classificados como excluídos por não se enquadrarem no critério de suspeição e 10 foram descartados para COVID-19. Entre os descartados, foi identificado outros agentes virais em 5 suspeitas (3 Influenza/1 Rhinovírus/1 VSR) e 5 tiveram resultados negativos para os agentes virais pesquisados.

No relatório consta ainda que todos os pacientes apresentaram sintomas respiratórios. Entre os suspeitos, um caso precisou de internação, sendo adotada medida de isolamento hospitalar e o restante dos casos suspeitos foi recomendado o isolamento domiciliar.

Um dos municípios que monitora um caso suspeito de coronavírus é São Gabriel, segundo o site Caderno 7. Informações do site constam que a paciente veio da França no dia 21 de fevereiro e está internada na Santa Casa de Caridade daquele município, em isolamento até no máximo sexta-feira, 28.

A enfermeira chefe do setor de vigilância epidemiológica de Caçapava do Sul, Sandra Bairros, salienta que a população deve manter a calma. Também afirma que o município está criando um Comitê de Operações de Emergência para monitorar possíveis casos suspeitos, a nível local.


Situação no Brasil

O Ministério da Saúde confirmou, nesta quarta-feira (26), o primeiro caso de novo coronavírus em São Paulo. O homem de 61 anos deu entrada no Hospital Israelita Albert Einstein, nesta terça-feira (25/2), com histórico de viagem para Itália, região da Lombardia.

O Ministério da Saúde, em conjunto com as secretarias estadual e municipal de São Paulo, investigava o caso desde então. A SES/SP e SMS/SP estão realizando a identificação dos contatos no domicílio, hospital e voo, com apoio da Anvisa junto à companhia aérea.


Situação mundial

A OMS divulgou no dia 26 de fevereiro 81.109 casos confirmados no mundo, tendo 78.718 ocorridos no território chinês onde 2.718 casos evoluíram para óbito. Trinta e sete países além da China confirmaram outros 2918 casos com 43 óbitos.


Coronavírus

Clique aqui e confira detalhes sobre o coronavírus e ações adotadas pelo governo para combater a contaminação.


Casos suspeitos no Rio Grande do Sul

Abaixo, uma lista de casos notificados para COVID-19, segundo sexo, idade, residência, notificação e classificação final, RS, 2020



Por Eduardo Schneider

Farrapo




Topo