Caçapava do Sul

Comitê de Combate ao Coronavírus discute novas medidas durante reunião

15/10/2020 15:41
 

O Comitê de Combate ao Coronavírus se reuniu nesta terça-feira (13) junto a equipe da Secretaria de Saúde (Secretária, setor de epidemiologia e vigilância Sanitária) para discutir o aumento de número de casos de covid-19. De acordo com os dados, somente nos três últimos boletins, foram 25 novos casos.
A reunião, que contou com mais de 25 profissionais da área de saúde com representantes de diversas áreas, também contou com a presença do Prefeito Giovani Amestoy, Secretário Geral Cassius Poglia e com o sargento Pereira da Brigada Militar, com o objetivo ce alinhar ainda mais as ações para frear o avanço dos novos casos através de mais campanhas educativas e fiscalização mais ostensiva.
De acordo com o Comitê, o aumento de casos está diretamente relacionado às junções intrafamiliares e também a surtos que foram registrados. “As pessoas estão saindo a trabalho, ao comércio, e voltando para casa, o que seria o normal, porém, não estão cuidando mais da saúde fazendo o uso das máscaras ou mesmo higienizando as mão com álcool em gel, ou com água e sabão, além, é claro, das junções com compartilhamentos de copos, mate, objetos”, justificou um dos membros do comitê em relação ao aumento de casos.
“Somente em uma família foram registrados mais de 11 testes positivos, e em uma empresa mais de 7 casos, por descuido, ou por contato com alguém que portava o vírus e não sabia”, frisou outro técnico da Saúde.
A Vigilância informou que tem mantido as ações de fiscalizações e instruções em comércios, mas que uma nova fase de instruções e campanhas se iniciará e que, junto da BM, serão aplicadas multas às pessoas que não portarem máscaras e empresas que não cumprirem as medidas de Segurança.
A BM, pode, ainda conforme informado na reunião, registrar um Boletim de Ocorrência nestes casos sob pena de atentado à vida. Reuniões com grupos como as responsáveis pelas Caieiras, mercados, bancos e comércios, também estão sendo realizadas para frisar todos os procedimentos que devem ser adotados para o combate ao coronavírus.
O Secretário Cassius informou que desde o início tem acompanhado e elaborado gráficos através dos Boletins Epidemiológicos e com números comparativos aos boletins emitidos pelo Estado do Rio Grande do Sul:
“Desde que começaram os Boletins, sempre tivemos nossos índices melhores que o Estado do RS, analisamos a cada boletim 11 indicadores e em 9 estamos bem melhor que o Estado, porém estamos com 7 boletins seguidos, nos afastando do número mais próximo ao ideal na taxa de recuperação. Esses indicadores, a tomada de decisão de flexibilizar ou não algum setor, são parâmetros para tomadas de decisões do comitê”, concluiu.
Na reunião, também foi decidido que as solicitações de aberturas ou flexibilização de novos setores ou eventos serão congeladas pelas próximas semanas até que haja uma melhora no número de novos casos. Também foi acordado que, em caso de solicitação de eventos, será obrigatório, além do solicitante apresentar plano do evento, exigir que participantes apresentem na entrada (que constará com a presença da fiscalização) de teste rápido de Covid-19, evitando riscos a saúde dos demais participantes. A Prefeitura deverá emitir um novo decreto nos próximos dias revogando os decretos anteriores e unificando, num só decreto, todas as medidas que estão vigentes neste momento. Em caso de persistir o aumento dos casos, medidas mais restritivas poderão ser tomadas.

Informações Prefeitura Municipal de Caçapava do Sul


Topo