Nesta quarta-feira, 27, o Fórum de Caçapava do Sul sediou a apresentação de um projeto inovador que busca enfrentar a violência doméstica e familiar a partir de uma nova perspectiva: a Justiça Terapêutica.
A proposta tem como finalidade substituir a lógica puramente punitiva por uma abordagem voltada ao tratamento e à prevenção, especialmente nos casos em que os episódios de violência estão associados ao uso abusivo de álcool e outras substâncias psicoativas.
A secretária de Desenvolvimento Social, Cristina Spode, acompanhada de sua equipe, participou do encontro e destacou a importância da articulação entre o sistema de justiça e a rede de proteção social do município.
O objetivo é promover uma atuação conjunta com as áreas de saúde e assistência social, fortalecendo o atendimento tanto às vítimas quanto aos agressores que necessitam de acompanhamento terapêutico.
Segundo o juiz Guilherme Jasper e o promotor Guilherme Guerra, a proposta tem caráter humanitário: “Não podemos mudar o passado, mas podemos evitar novos casos. Muitas vezes, o álcool e as drogas desencadeiam o pior nas pessoas. Oferecer caminhos de tratamento também é uma forma de fazer Justiça”.
De Segundas a sextas:
• Das 9h às 12h e das 14h às 17h
Atendimento somente pelos telefones: