
A caçapavana acadêmica do 6º semestre do curso de Publicidade e Propaganda, da Universidade Franciscana (UFN), Vitória Maicá Gervásio conquistou o prêmio de fotografia no 38º Set da Indústria Criativa, em Porto Alegre, na última quinta-feira, 30 de outubro. O evento reuniu estudantes, docentes, instituições de ensino e agentes da indústria criativa de todo o país.
O Prêmio busca destacar e reconhecer as conquistas dos estudantes por meio da avaliação de projetos de destaque que se conectam ao ecossistema comunicacional e criativo. Entre 26 categorias, mais de 700 trabalhos inscritos e 150 jurados, a estudante foi a vencedora na categoria fotografia. A foto vencedora, “Devoção na Romaria”, foi registrada durante a 81ª Romaria Estadual da Medianeira em Santa Maria, no final de 2024. O trabalho buscou captar não apenas a grandiosidade do evento, mas também a dimensão íntima e humana da fé, registrando momentos de devoção, emoção, reflexão e encontro entre os peregrinos.
“O sentimento de ter ganhado é inacreditável, porque é um prêmio que reúne as melhores universidades da região, concorri com todas elas e fui avaliada por jurados renomados. Recebi um reconhecimento de um trabalho que fiquei mais de 12h fotografando. Este prêmio me incentivou, me deu confiança para seguir me esforçando e a me deu certeza da carreira que quero seguir”, destaca Vitória.
As fotos do trabalho foram realizadas através do Laboratório de Fotografia e Memória (LABFEM) da UFN. Um espaço de estágio para os alunos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo da instituição em que os estudantes tem a oportunidade de ampliar os conhecimentos fotográficos. O Laboratório é coordenado por Laura Fabrício, professora de fotografia dos dois cursos.
“Estamos todos muito felizes com a conquista dela, que também é nossa. Me sinto muito feliz pelo laboratório fazer os alunos brilharem levando o nome da Instituição para o país. Quando um colega recebe um prêmio, mostramos para a sociedade o quão importante é a nossa função como comunicadores. Também é importante que os alunos vejam o que eles podem alcançar à medida que se entregam aos laboratórios e ao estudo para ter uma boa formação”, pontua a professora.
Laura ainda destaca que o prêmio se reflete como um incentivo aos alunos durante a formação e, além disso, reforça a importância da fotografia. “A fotografia da Vitória ela é para além da documentação e da informação. Ela é bela porque tem uma estética que aproxima daquele valor que nós queremos passar enquanto instituição e nos nossos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo que estão atrelados a essa missão institucional, produzindo com sensibilidade. Quando se entra no campo religioso, essa sensibilidade aflora. O reflexo do conteúdo da foto e do prêmio que ela conquistou é motivo de muito orgulho para toda a instituição. Mostra que nós somos importantes para além de Santa Maria, para o país”, pontua a professora.
Texto: Luíza Maicá Gervásio (Estagiária de Jornalismo)
Fotos: Divulgação Famecos PUC-RS
De Segundas a sextas:
• Das 9h às 12h e das 14h às 17h
Atendimento somente pelos telefones: