
Mais um encontro do Comitê Gestor dos Geoparques do Rio Grande do Sul marcou o avanço das estratégias de promoção e fortalecimento da política pública de geoparques no Estado. A reunião, realizada nesta quarta-feira, 4 de fevereiro, na Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul (Setur), contou com a participação de representantes de diferentes áreas e teve como foco a articulação institucional e o planejamento de ações integradas.
Representando Caçapava do Sul, estiveram presentes o prefeito Marcelo Spode, a secretária de Desenvolvimento Social, Cristina Spode, o secretário de Inovação, Cultura e Turismo, Ignácio Lemos, e a coordenadora do Geoparque Caçapava, Alizandra Silva. Também participaram representantes dos geoparques Quarta Colônia, Raízes de Pedra e Caminho dos Cânions.
A pauta reforçou os geoparques como um dos principais e mais autênticos produtos turísticos do Rio Grande do Sul, com forte potencial de desenvolvimento sustentável, valorização do patrimônio natural e cultural e ampliação da oferta turística, consolidando o trabalho conjunto para qualificar e projetar os territórios gaúchos. Caçapava do Sul pleiteia um investimento de aproximadamente R$ 2 milhões.
Segundo o secretário de Inovação, Cultura e Turismo, Ignácio Lemos, o município tem se destacado no cenário estadual. “Caçapava foi protagonista no Estado ao trabalhar o geoparque como política pública, integrando turismo, educação e desenvolvimento econômico. Estamos mostrando que o geoparque é ferramenta estratégica de gestão e de futuro. Seguimos atuando de forma planejada e responsável para garantir investimentos que gerem oportunidades, renda e valorização do nosso município”, afirmou.
A coordenadora do Geoparque Caçapava, Alizandra Silva, destacou a importância da articulação entre Estado e municípios. “Investir no geoparque é investir nas pessoas e no território. É uma construção coletiva que fortalece o desenvolvimento sustentável e amplia as oportunidades para a nossa região”, ressaltou.
De Segundas a sextas:
• Das 9h às 12h e das 14h às 17h
Atendimento somente pelos telefones: