
Caçapava do Sul será sede do 1º Fórum Nacional da Redução da Faixa de Fronteira, que acontecerá no dia 27 de março, no Salão de Atos da Unipampa. O evento reunirá lideranças políticas, representantes de federações, empresários e entidades de todo o país para debater o Projeto de Lei nº 1.455/2022, atualmente em tramitação no Senado Federal.
O tema foi pauta de uma reunião realizada com o prefeito Marcelo Spode, o secretário de Gestão, Dilvane Loreto Jaime, o secretário de Inovação, Cultura e Turismo, Ignácio Lemos, e o presidente da Associação Comercial e Industrial de Caçapava do Sul (ACIC), Eraldo Vasconcelos.
O Projeto de Lei propõe a reorganização da faixa de fronteira brasileira em duas subfaixas — restrita e plena — prevendo a flexibilização das restrições econômicas para atividades produtivas nessas regiões. Entre os possíveis impactos positivos estão a facilitação para a instalação de empresas, a ampliação de investimentos, a exploração de recursos minerais e o estímulo a projetos voltados ao desenvolvimento econômico regional.
Diante da relevância do tema, foi apresentada a proposta de uma articulação de abrangência nacional com o objetivo de garantir a participação ativa de entidades representativas, setores produtivos e lideranças políticas no debate.
O Fórum Nacional tem como objetivo central promover o diálogo, fortalecer o posicionamento regional e construir um manifesto de apoio ao Projeto de Lei, consolidando Caçapava do Sul como protagonista em um debate estratégico para o desenvolvimento econômico e social do país. A iniciativa busca unir forças e mobilizar lideranças da região para uma audiência no Senado assegurando que as demandas locais sejam consideradas e que o avanço da legislação esteja alinhado às necessidades reais dos municípios da faixa de fronteira.
De Segundas a sextas:
• Das 9h às 12h e das 14h às 17h
Atendimento somente pelos telefones: