Nesta semana, o vereador Luis Fernando Torres (Boca) esteve em Brasília para solicitar recursos ao município e pedir apoio do governo federal na implantação de um curso de medicina na UNISC em Cachoeira do Sul, no qual beneficiaria toda a região, inclusive Caçapava do Sul.
A decisão de ampliar os cursos de medicina no Brasil trata-se de medida de retomada do exigido pela Lei do Mais Médicos, permitindo que mantenedoras de instituições educacionais privadas apresentem projetos para a instalação de novos cursos em municípios pré-selecionados.
Cachoeira do Sul foi pré selecionada para receber um dos 4 cursos a serem implantados em quatro regiões do RS: Centro, Fronteira, Missoes e Litoral, beneficiando 186 cidades no Rio Grande do Sul.
Os critérios de seleção das regiões de saúde tiveram como base estudo do Ministério da Saúde. Das 450 regiões de saúde existentes, foram selecionadas 116, o que corresponde a 1.719 municípios habilitados. A seleção com base em critérios regionais possibilita, estabelecer, ao mesmo tempo, uma primeira medida de desconcentração e existência de infraestrutura instalada no âmbito da região de saúde, sempre em linha com o exigido pela Lei nº 12.871/13.
O vereador informou que se a região for contemplada, o Hospital de Caçapava do Sul poderá ser parceiro da iniciativa cedendo espaço para os médicos residentes. “ Cachoeira possui um espaço muito bom no Hospital local, mas seria necessária uma outra unidade para receber os médicos residentes, baseado nos leitos disponíveis. Estou trabalhando isso nos bastidores, tanto com os Hospitais, quanto com o governo federal, que deve tomar a decisão em breve. Estamos confiantes que vai dar certo”, comentou Boca.
Rua Benjamim Constant, 906
Galeria Confiança • Sala 102 C
Centro • Caçapava do Sul, RS
CEP: 96570-000
De Segundas a sextas:
• Das 9h às 12h pelo (55) 9.9981-8101
• Das 14h as 17h30 atendimento presencial