A Polícia Federal, com apoio da Receita Federal, deflagrou na tarde desta quinta-feira, 22, a Operação Fresh Smoke, que apura o crime de contrabando.
Policiais federais cumpriram seis mandados de busca e apreensão em quatro residências e dois estabelecimentos comerciais localizados na cidade de Santa Maria. Um dos estabelecimentos é uma head shop, espécie de tabacaria contemporânea especializada na comercialização de cigarros e assemelhados, incluindo-se Dispositivos Eletrônicos para Fumar (vapes), cuja comercialização no país é proibida pela Anvisa.
Na ação foram apreendidos centenas de cigarros eletrônicos e respectivos insumos, além de drogas ilícitas. Um homem foi preso em flagrante pelo delito de Contrabando. Também foram apreendidos celulares e outras mídias que passarão por análise para fins de obtenção de novos elementos de prova acerca dos crimes investigados. Apura-se o delito de Contrabando, previsto no art. 334-A, § 1, IV do Código Penal, com pena de até a 5 anos de reclusão.
O nome da operação faz alusão à “fumaça” gerada pelo cigarro eletrônico em forma de vapor de água, dando a falsa impressão de que não cause malefícios no seu uso.
Comunicação Social da Delegacia de Polícia Federal em Santa Maria
Rua Benjamim Constant, 906
Galeria Confiança • Sala 102 C
Centro • Caçapava do Sul, RS
CEP: 96570-000
De Segundas a sextas:
• Das 9h às 12h pelo (55) 9.9981-8101
• Das 14h as 17h30 atendimento presencial