POLÍCIA
Contador investigado por lavar mais de R$ 225 milhões do tráfico é alvo de operação em 11 cidades do RS
28/01/2026 09:35:16

Um técnico em contabilidade foi detido nesta quarta-feira por suspeita de gerenciar valores da facção Os Manos, através de 175 empresas de fachada, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Também houve o bloqueio de R$225,4 milhões em contas bancárias e ativos financeiros, estimativa do montante que o homem de 57 anos teria movimentado com lavagem de dinheiro do tráfico e sonegação de impostos, desde 2023, conforme as forças de segurança.
Essas medidas ocorreram no bojo da Operação Acerto de Contas, com a execução de 261 ordens judiciais em Porto Alegre, Canoas, Dois Irmãos, Igrejinha, Sapiranga, Araricá, Tramandaí, Capão da Canoa, Campo Bom, Gravataí e Guaporé e Florianópolis. A ofensiva uniu os efetivos do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público gaúcho (Gaeco/MPRS), Receita Estadual e Delegacia de Repressão à Lavagem de Dinheiro (DRLD), do Departamento Estadual de Repressão aos Crimes Contra a Administração Pública (Dercap) da Polícia Civil.

Foram confiscados 11 imóveis e 30 veículos. Além do principal investigado, que foi preso preventivamente, mais onze pessoas tiveram decretadas medidas cautelares diversas da prisão, com monitoramento por tornozeleira. Outros mandados foram de busca e apreensão, em casas e empresas dos suspeitos.

O contador teve sua licença profissional cassada há quase três anos, mas mantinha o esquema através de terceiros, segundo a investigação. Por meio de contas de laranjas e empreendimentos falsos, ele coordenava a emissão de notas frias, orientando comparsas sobre como ajustar declarações de renda e transferindo empresas endividadas aos nomes deles. A base da farsa estava na criação quase ininterrupta de CNPJs, o que dificultava o lastreio do dinheiro ilícito.

 

 

 

 

Reportagem Correio do Povo

ACOMPANHE

|
|
HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

De Segundas a sextas:

• Das 9h às 12h e das 14h às 17h

Atendimento somente pelos telefones:

(55) 9.9981-8101
(55) 9.9942-1802

JORNALISMO, PUBLICIDADE e ANÚNCIOS

(55) 9.9981-8101

jornalismo@farrapo.com.br

© 2026 PORTAL FARRAPO. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: