OPINIÃO
Todos nós já estamos nos preparando para o pós-pandemia ?
Assessoria: Lorenzo Stefani
21/07/2021 19:32:45

Muitos planos foram feitos em 2019 para o ano de 2020 e 2021, já que ninguém contava com a pandemia do coronavírus e seu rápido alcance mundial.

Eram tempos em que os empresários buscavam soluções e melhorias para seus negócios; estudantes e trabalhadores queriam empreender, e tudo isso foi interrompido de maneira acelerada e intempestiva.

Quando a quarentena teve início, não houve grande tempo hábil de adaptação para as empresas. A orientação foi clara: os setores que não fizessem parte de serviços emergenciais, deveriam manter seus escritórios fechados até o final da primeira fase da quarentena.

A solução encontrada para muitos negócios foi o adotar a modalidade do home office. Nesse momento, a única certeza era de que 2020 seria um ano de insegurança e instabilidade financeira, no qual seguiu em 2021

Retomada da economia e perspectivas

A retomada da economia por ser mais lenta do que esperamos. Passados tantos meses do início da pandemia, muitos empresários que ainda estão no mercado, agora se perguntam: como será a retomada das atividades quando a quarentena cessar?

Mesmo com a pandemia existindo, mas com a vacinação em massa ocorrendo, ainda existirá lugar no mercado para a minha empresa?

Bem, medidas proativas e ações corajosas devem ser pensadas e até aplicadas desde já. Não sabemos muito sobre o futuro, mas entendemos que será necessário muito empenho e esforços para retomar a economia.

Impacto da Pandemia nas pequenas empresas

Um levantamento publicado pelo Sebrae mostrou que a quantidade de empresas com dívidas em aberto ainda é alta, 36% delas estão no vermelho e sem previsão de quitação com os bancos.

Os números ainda apontam que, considerando o universo dos empreendimentos, 15 milhões de negócios foram afetados com redução de cerca de 75% no faturamento.

Os dados mostram que o cenário ainda é preocupante, mas indicam também que os primeiros sinais de recuperação começam a ser percebidos.

O caminho será longo, íngreme e demorado. Mas já começamos a enxergar uma luz no fim do túnel. No entanto, que as medidas de apoio às micro e pequenas empresas precisam continuar.

Como movimentar o meu negócio? Antes de mais nada, é necessário entender que estamos vivendo um momento chamado de “novo normal”.

Isso significa, a grosso modo, que a vida que tínhamos em outros tempos, não voltará a ser como era, e a economia não está fora desse conceito.

Antes de entrar em desespero, pare e pense: este pode ser o momento ideal para o seu negócio ser reinventado, e com isso, boas oportunidades e novas perspectivas poderão ser encontradas e criadas por você.

Todos nós estamos apreensivos, mas acredito que a partir do segundo semestre uma nova fase iniciará nas nossas vidas. Ainda não sei como será, mas precisa ser logo.

Lorenzo Stefani

Jornalista 13.393

 

ACOMPANHE

|
|
ENDEREÇO

Rua Benjamim Constant, 906
Galeria Confiança • Sala 102 C
Centro • Caçapava do Sul, RS
CEP: 96570-000

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

De Segundas a sextas:

• Das 9h às 12h pelo (55) 9.9981-8101

• Das 14h as 17h30 atendimento presencial

JORNALISMO, PUBLICIDADE e ANÚNCIOS

(55) 9.9981-8101

jornalismo@farrapo.com.br

© 2024 PORTAL FARRAPO. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: