Muitos planos foram feitos em 2019 para o ano de 2020 e 2021, já que ninguém contava com a pandemia do coronavírus e seu rápido alcance mundial.
Eram tempos em que os empresários buscavam soluções e melhorias para seus negócios; estudantes e trabalhadores queriam empreender, e tudo isso foi interrompido de maneira acelerada e intempestiva.
Quando a quarentena teve início, não houve grande tempo hábil de adaptação para as empresas. A orientação foi clara: os setores que não fizessem parte de serviços emergenciais, deveriam manter seus escritórios fechados até o final da primeira fase da quarentena.
A solução encontrada para muitos negócios foi o adotar a modalidade do home office. Nesse momento, a única certeza era de que 2020 seria um ano de insegurança e instabilidade financeira, no qual seguiu em 2021
Retomada da economia e perspectivas
A retomada da economia por ser mais lenta do que esperamos. Passados tantos meses do início da pandemia, muitos empresários que ainda estão no mercado, agora se perguntam: como será a retomada das atividades quando a quarentena cessar?
Mesmo com a pandemia existindo, mas com a vacinação em massa ocorrendo, ainda existirá lugar no mercado para a minha empresa?
Bem, medidas proativas e ações corajosas devem ser pensadas e até aplicadas desde já. Não sabemos muito sobre o futuro, mas entendemos que será necessário muito empenho e esforços para retomar a economia.
Impacto da Pandemia nas pequenas empresas
Um levantamento publicado pelo Sebrae mostrou que a quantidade de empresas com dívidas em aberto ainda é alta, 36% delas estão no vermelho e sem previsão de quitação com os bancos.
Os números ainda apontam que, considerando o universo dos empreendimentos, 15 milhões de negócios foram afetados com redução de cerca de 75% no faturamento.
Os dados mostram que o cenário ainda é preocupante, mas indicam também que os primeiros sinais de recuperação começam a ser percebidos.
O caminho será longo, íngreme e demorado. Mas já começamos a enxergar uma luz no fim do túnel. No entanto, que as medidas de apoio às micro e pequenas empresas precisam continuar.
Como movimentar o meu negócio? Antes de mais nada, é necessário entender que estamos vivendo um momento chamado de “novo normal”.
Isso significa, a grosso modo, que a vida que tínhamos em outros tempos, não voltará a ser como era, e a economia não está fora desse conceito.
Antes de entrar em desespero, pare e pense: este pode ser o momento ideal para o seu negócio ser reinventado, e com isso, boas oportunidades e novas perspectivas poderão ser encontradas e criadas por você.
Todos nós estamos apreensivos, mas acredito que a partir do segundo semestre uma nova fase iniciará nas nossas vidas. Ainda não sei como será, mas precisa ser logo.
Lorenzo Stefani
Jornalista 13.393
Rua Benjamim Constant, 906
Galeria Confiança • Sala 102 C
Centro • Caçapava do Sul, RS
CEP: 96570-000
De Segundas a sextas:
• Das 9h às 12h pelo (55) 9.9981-8101
• Das 14h as 17h30 atendimento presencial