Até agora, no Brasil inteiro, foram entregues pouco mais de 13 milhões de declarações do IRPF 2025. O total esperado para este ano gira em torno de 42 milhões.
No Rio Grande do Sul, foram pouco mais de 770 mil.
Tanto os números nacionais quanto os regionais, e até os das cidades gaúchas, estão neste mesmo andamento: cerca de 30% das declarações esperadas já foram entregues.
Adesão às tecnologias
Cerca de 83% dos contribuintes em todo o país (e 82% no Rio Grande do Sul) que entregaram suas declarações até agora utilizaram ainda o programa instalado no computador.
Outros 10% fizeram suas declarações diretamente no portal Meu Imposto de Renda.
O aplicativo para celulares foi utilizado por 6,5% dos brasileiros no quadro geral nacional (e 7,8% dos gaúchos).
Declaração pré preenchidas
Na média nacional, 45% dos declarantes utilizou a declaração pré preenchida – ou seja, abriram o programa / aplicativo / site com suas senhas GOV BR e aproveitaram a facilidade de ter os principais dados do IRPF preenchidos pelo próprio sistema, puxando os dados das fontes pagadoras e de outras bases como o Receita Saúde.
O Rio Grande do Sul desponta um pouco à frente, com 50% das declarações utilizando-se da funcionalidade dos dados pré preenchidos.
Resultados – quem paga e quem recebe
Das declarações feitas até agora, 74,6% resultaram em valores a restituir – ou seja, são de pessoas que no ano passado tiveram valores retidos de seus rendimentos em volume maior do que o Imposto a Pagar sobre esses mesmos rendimentos. É o pessoal que vai receber de volta parte do que reteve.
Outros 14,1% das declarações resultaram em imposto a pagar. É gente que reteve a menos no ano passado, e vai pagar alguma diferença.
Ainda, 11,3% das declarações resultaram em "zero a zero".
Muita, muita atenção!
Já falamos aqui das condições que tornam um cidadão obrigado a declarar o IRPF 2025. Caso tenha dúvidas, a informação está no site da Receita Federal e foi amplamente divulgada pela imprensa.
Caso você esteja obrigado a declarar, não perca o prazo que vai até o dia 30 de Maio.
A acima de tudo...
Você pode fazer a declaração por desconto simplificado (como 57% das pessoas até agora fizeram), mas pode ser que o modelo mais lucrativo para você seja o Completo (com deduções legais).
Se você for fazer a declaração completa, não esqueça de destinar parte do valor do seu Imposto Devido aos fundos sociais, de direitos da Criança e da Pessoa Idosa.
Você vai pagar um DARF para fazer a doação a esses fundos. Mas eu lembro sempre: esses valores serão devolvidos junto com a sua restituição ou, se você tem imposto a pagar, serão descontados do saldo.
Então não esqueça. Isso é de extrema importância. Destine parte do seu imposto aos fundos da cidade onde você mora. É uma forma de reter aqui valores que de outra foram iriam simplesmente para o caixa da União.
De Segundas a sextas:
• Das 9h às 12h e das 14h às 17h
Atendimento somente pelos telefones: