Aumentou para 19 o número de municípios do Rio Grande do Sul atingidos pelo temporal do último domingo, segundo dados divulgados nesta terça-feira pela Defesa Civil. Na praia do Chuí, o jovem argentino Mariano Ariel Agustin Metralle, de 18 anos, morreu após ser atingido por um raio. Ele chegou a receber os primeiros socorros dos guarda-vidas, mas não resistiu.
Uma das regiões mais prejudicadas pelo temporal foi o litoral. O município de Tavares teve 350 casas parcialmente ou totalmente destelhadas. Uma escola também sofreu com o mesmo problema.
A cidade de Imbé, por exemplo, teve 120 casas danificadas pelas fortes chuvas. Cinco famílias ficaram desalojadas. Em Osório, local onde uma lona de circo desabou, ao menos 40 residências apresentaram dano.
Na ocorrência que envolveu o desabamento da lona, cerca de 200 pessoas assistiam ao espetáculo circense e pelo menos 100 ficaram debaixo da estrutura logo após o acidente. Dez pessoas ficaram feridas.
Já em Tramandaí, seis casas ficaram parcialmente destelhadas, assim como duas escolas. A estrutura da rua coberta, no centro da cidade, veio abaixo causando danos em seis veículos que se encontravam no estacionamento.
Houve também danos em outros municípios gaúchos. São eles:
Barra do Guarita: município foi atingido por um forte vendaval, ocasionando destelhamento de residências, pontos comerciais e quedas de árvores e de cabos de energia, aproximadamente 20 residências, três pontos comerciais, uma igreja e o posto de saúde e o Cras do município. Foram adotadas como providências o isolamento imediato desses locais com cabos de energia e as equipes fizeram distribuição de lonas. A coordenadora municipal foi in loco fazer o levantamento de residências atingidas, Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil (Crepdec) apoiou o município com dois rolos de lonas.
Barra do Quaraí: Crepdec 6 informou a queda de um poste de energia elétrica, que danificou parte da área coberta da escola municipal Manoel Imãs dos Santos. Em geral, o município está sem energia elétrica. Compdec fazendo levantamento de danos, orientando a fazer contato com a concessionária de energia para reestabelecer rede.
Benjamim Constant do Sul: informado pela Crepdec que em decorrência do forte vendaval, ocorreu destelhamento de algumas casas na cidade e no interior. O levantamento total dos danos ainda está sendo realizado.
Cachoeira do Sul: Crepdec 3 informou que Cachoeira do Sul teve árvores caídas nas ruas e em cima de residências. Um muro desabou, há pontos de alagamento. Ainda reportou acidente na BR 153.
Candelária: Crepdec 3 informou que em Candelária ocorreu destelhamento de dez casas e obstrução de algumas vias devido à tempestade. No entanto, até o presente momento, a cidade não precisou de apoio da Defesa Civil Estadual. A Defesa Civil municipal distribuiu lonas e retirou árvores das vias.
Condor: Crepdec 7 informou que um forte vendaval atingiu o município de Condor, ocasionando destelhamento de residências e quedas de árvores e alguns pontos de bloqueios entre os municípios de Condor e Panambi. Providências: foi acionada a guarnição dos bombeiros de Panambi que está providenciando a desobstrução das vias, o coordenador está in loco fazendo o levantamento de residências atingidas, Crepdec em prontidão para possível deslocamento com material (lonas).
Estância Velha: Crepdec 1 informou destelhamento de uma residência, entrega de lona e, na sequência, serão entregues telhas. Está sendo feito o levantamento das árvores caídas. Providências: entrega de lona e desobstrução de vias.
Inhacorá: reportado pela Crepdec que devido aos ventos fortes, ocorreu destelhamento em propriedades, tanto na área urbana quanto rural.
Pelotas: Crepdec 4 informou chuva forte em Pelotas, causando alagamentos em vias urbanas.
Santa Maria: Crepdec 3 informou que caiu uma árvore sob o banheiro da residência causando a quebra de quatro telhas. Não houve feridos. Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) e Assistência Social farão nova avaliação de danos pela manhã. Compdec fará doação das telhas para a família.
São Lourenço do Sul: Crepdec 4 informou evento de tempestade local com precipitação de pedaços irregulares de gelo. Informou que afetou a localidades de Cerrito, Benedito, Sesmaria, Taquaral, Santana e parte da Harmonia. Segundo o Coordenador, todas as regiões fazem parte da zona rural do município, afastado da zona urbana. Cem residências foram atingidas em decorrência das fortes chuvas e ventos.
São Valentim do Sul: foi informado pela Crepdec os danos após forte vendaval, que ocasionaram o destelhamento de várias casas na cidade e no interior. O levantamento total ainda está sendo feito pois são vários chamados de atendimento. Até o momento já foram distribuídos cem metros de lonas. Mas as ocorrências ainda estão em andamento.
São Vicente do Sul: Crepdec 3 informou o destelhamento de parte da cobertura do Hospital Municipal de São Vicente do Sul devido a tempestade local com precipitação de pedaços irregulares de gelo, sem feridos.
Venâncio Aires: Crepdec 8 informou sobre bueiros entupidos e rua alagada adentrando os primeiros andares. Defesa Civil do município e Bombeiros retiraram as pessoas do local.
Reportagem Correio do Povo
De Segundas a sextas:
• Das 9h às 12h e das 14h às 17h
Atendimento somente pelos telefones: