BRASIL
Primeiro dia do Enem 2023 teve estreia de prova colorida, investigação da Polícia Federal e questão sobre canto racista no futebol
Assessoria: Farrapo
06/11/2023 16:34:56

O primeiro dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2023, realizado no domingo (5), teve redação sobre os “desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil” e, nas provas de linguagens e ciências humanas, questões sobre a Palestina, canto racista no futebol e regime militar, entre outros assuntos.

No geral, as provas de linguagens e ciências humanas abordaram questões consideradas bem contextualizadas, contemporâneas e com a “cara do Enem”, segundo professores.

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) informou que 28,1% dos estudantes inscritos não compareceram para fazer as provas. Essa foi a primeira edição do exame com as provas coloridas para facilitar a leitura.

 

Investigação da PF

Logo após o início do Enem, começou a circular nas redes sociais a imagem da página da redação. A pedido do Inep, responsável pela aplicação do exame, a PF (Polícia Federal) abriu uma investigação para apurar o caso.

O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que a PF realizou duas diligências: em Pernambuco e no Distrito Federal. A investigação apontou que a publicação foi feita por uma pessoa que estava em Pernambuco.

O ministro disse que a foto circulou somente após o início das provas, às 13h30min, horário em que todos os portões dos locais de realização do exame já estavam fechados. Camilo explicou que o Inep já tinha divulgado oficialmente o tema da redação quando a divulgação ocorreu.

 

Canto da torcida do Fluminense

O Enem teve uma questão sobre revisionismo de termos racistas, com o contexto de uma música da torcida do Fluminense direcionada à torcida do Flamengo, que falava de “mulambo imundo”. A palavra mulambo é um termo de origem angolana, que significa farrapo, e costuma ser usada em sentido negativo para apontar uma pessoa mal arrumada.

 

Enem gratuito

Em Brasília, o presidente Lula foi até a sede do Inep, acompanhado do ministro da Educação, para visitar a sala de onde é monitorada a aplicação do exame em todo o País. Lá, o presidente afirmou que o Brasil pode “caminhar” para que candidatos não paguem taxa de inscrição do Enem.

 

Avaliação das provas

Em relação às provas de linguagens e ciências humanas, professores avaliaram que elas ficaram dentro do esperado, apresentaram diferentes níveis de complexidade, com temas progressistas que abordaram questões contemporâneas como o papel da mulher na sociedade, a equidade de gênero, diversidade, envelhecimento da população, desigualdade e pobreza.

 

Segundo dia do Enem

No próximo domingo (12), os candidatos realizarão as provas de matemática e ciências da natureza. A abertura dos portões ocorrerá às 12h, e o fechamento, às 13h. As provas inciarão às 13h30min, com término às 18h30min.

 

Jornal O Sul

ACOMPANHE

|
|
ENDEREÇO

Rua Benjamim Constant, 906
Galeria Confiança • Sala 102 C
Centro • Caçapava do Sul, RS
CEP: 96570-000

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

De Segundas a sextas:

• Das 9h às 12h pelo (55) 9.9981-8101

• Das 14h as 17h30 atendimento presencial

JORNALISMO, PUBLICIDADE e ANÚNCIOS

(55) 9.9981-8101

jornalismo@farrapo.com.br

© 2023 PORTAL FARRAPO. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: