
São Sepé registrou quase 170 milímetros de chuva em algumas localidades durante o temporal que atingiu o município entre a madrugada e a manhã desta segunda-feira, (21. Além do grande volume de precipitação, o município teve registros de fortes ventos, falta de energia elétrica e interrupções em acessos do interior.
As informações foram repassadas pelo prefeito Marcelo Faria Ellwanger (PP) durante entrevista ao programa Bom Dia, Cidade, da Rádio CDN 93.5 FM, nesta segunda-feira.
– Tivemos localidades com quase 170 milímetros. Em outras, 100, outras 90. Graças a Deus, houve muita chuva, mas tivemos poucos chamados por entrada de água para colocação de lona. Nosso problema maior ainda continua sendo o assoreamento dos pequenos rios, os riachos e os alagados no interior – afirmou o prefeito.
Segundo Marcelo, a elevação rápida do nível da água tem provocado interrupções no trânsito em diferentes pontos do interior. Em alguns locais, é necessário aguardar a água baixar para avaliar possíveis danos em aterros e nas estruturas das vias.
Outro problema provocado pelo temporal é a falta de energia elétrica. Segundo o prefeito, diversos pontos da cidade e praticamente todo o interior estavam sem luz durante a manhã.
– Muitos pontos estão sem luz na cidade. Inclusive, a prefeitura está sem luz. No interior também praticamente sem luz – relatou.
Ellwanger afirmou ainda que manteve contato com a RGE para tratar da situação. Conforme o prefeito, o gerente regional da empresa informou que os maiores danos na rede elétrica estavam relacionados a ocorrências em Santana da Boa Vista, Caçapava do Sul e São Sepé.
As aulas foram suspensas em parte da rede municipal. No interior, a decisão foi tomada de forma preventiva devido às condições dos acessos e à presença de água sobre pontes e estradas.
Na área urbana, o Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) também teve as aulas suspensas devido à falta de energia elétrica.
– No interior, para evitar segurança e pelos acessos também interrompidos pela água, a gente cancela preventivamente. Na cidade, os cancelamentos agora são por falta de luz – explicou Marcelo.
A falta de energia também afetou unidades de atendimento do município. Segundo o prefeito, alguns serviços estavam sendo realizados, mas parte dos atendimentos estava prejudicada.
Apesar dos transtornos, o prefeito afirmou que os danos em residências foram menores em comparação com outros municípios da região. A preocupação principal está concentrada na infraestrutura do interior, especialmente em razão dos rios, riachos e áreas alagadas.
Com Informações Rádio CDN e Bei
De Segundas a sextas:
• Das 9h às 12h e das 14h às 17h
Atendimento somente pelos telefones: