ECONOMIA
Trabalhadores devem conferir desconto do IR no contracheque
13/02/2026 10:11:07

Trabalhadores que ganham até R$ 5 mil mensais receberão alertas sobre os novos limites do Imposto de Renda por meio da Caixa Postal do GOV.BR e do WhatsApp.
A mensagem orienta o cidadão a consultar o próximo contracheque e, em caso de dúvidas, buscar esclarecimentos diretamente com o empregador, evitando ruídos e reduzindo a necessidade de atendimento presencial.
O aviso também esclarece que a medida é acompanhada de ajustes na tributação de contribuintes com rendimentos mais elevados, garantindo equilíbrio fiscal.
A iniciativa busca levar informações públicas de forma direta aos cidadãos, fortalecendo o acesso a seus direitos e às regras que impactam sua vida financeira.
O objetivo é fazer com que os trabalhadores confiram se as novas regras do Imposto de Renda estão se refletindo corretamente nos valores de IRRF retidos quando do pagamento dos salários e, caso isso não esteja acontecendo, que as empresas façam os ajustes necessários.
O envio é gratuito, não exige cadastro, pode ser confirmado no gov.br e permite ao trabalhador escolher se deseja continuar recebendo comunicações oficiais do Governo do Brasil.

Sobre mensagens no Whatsapp:
O Governo do Brasil e a Receita Federal do Brasil não enviam pedidos de dados pessoais, como CPF ou endereço, não encaminham links e não solicitam qualquer tipo de pagamento pelo WhatsApp.
O selo azul de conta verificada e o recebimento da mensagem pela Caixa Postal do GOV.BR garantem que a fonte da informação é oficial.

Atenção para os golpes!
Nas últimas semanas, tem se intensificado a procura do atendimento da Receita Federal por parte de cidadãos – em sua maioria idosos, mas não só eles – que recebem mensagens por e-mail, SMS e principalmente Whatsapp alertando para a possibilidade de “o CPF ficar irregular”, em alguns casos adicionando afirmações alarmistas com relação a contas bancárias, etc.
De forma geral, a orientação é uma só: não abra os links enviados. É golpe!
Não caia em embustes. Não clique em nada. Não forneça dados.
Na dúvida, acesse o portal e-CAC no site da Receita Federal com sua senha GOV.BR, e confira sua real situação fiscal. Pendências deverão ser resolvidas também ali – através da emissão de documentos de arrecadação, parcelamento, entrega de declarações, etc.

 


Fábio Burch Salvador
Assistente Técnico Administrativo - MF
Agente da Receita Federal em Caçapava do Sul - RS
Representante substituto da Cidadania Fiscal - DRF Santa Maria - RS
Assessor de imprensa na Seção de Comunicação Institucional da Receita Federal na 10ª Região Fiscal
Vice-presidente eleito do Sindicato Nacional dos Servidores Administrativos do Ministério da Fazenda
fabio.salvador@rfb.gov.br

ACOMPANHE

|
|
HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

De Segundas a sextas:

• Das 9h às 12h e das 14h às 17h

Atendimento somente pelos telefones:

(55) 9.9981-8101
(55) 9.9942-1802

JORNALISMO, PUBLICIDADE e ANÚNCIOS

(55) 9.9981-8101

jornalismo@farrapo.com.br

© 2026 PORTAL FARRAPO. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: