AGRO
Projeto-piloto é uma das soluções para uma pecuária intensiva de alto rendimento
08/11/2025 09:53:01

É possível atingir uma pecuária intensiva de alto rendimento no território nacional? Segundo especialistas presentes no seminário ocorrido no Universo Pecuária, que tratou sobre o assunto em Lavras do Sul (RS), na tarde desta quinta, dia 6 de novembro, a resposta é sim, mas para transformar uma propriedade em bom negócio é necessário adotar algumas metodologias.

Armindo Barth Neto, gerente técnico da SIA apresentou os sete pilares de uma lavoura de carne, composta por um modelo de negócio ajustado, farm design, fertilidade de solos, gestão de indicadores, de pessoas e excelência no manejo de pastagens e plantio direto. Segundo ele, para atingir alta produtividade, e, consequentemente lucro, é preciso planejamento. "Obter resultados financeiros desejáveis é um grande desafio para o produtor, que precisa pensar em diversos fatores, incluindo o aumento da base forrageira e a adoção de tecnologias", diz.

Mas se a pecuária apresenta muitos formatos, fica mais difícil para o produtor saber o que aplicar. Para solucionar o problema, o especialista aconselha a adoção de um projeto-piloto. Produzir mais e conseguir mais carne depende de fatores tais como quanto o produtor deseja ganhar, quais investimentos deve fazer e os custos. Só depois disto ele saberá o quanto vai ganhar. O cálculo, muitas vezes, é um tanto complexo.

Por isto, conforme Armindo, o primeiro passo, a fim de evitar surpresas desagradáveis, e outros prejuízos, é aplicar um projeto-piloto dentro de uma propriedade. Ou seja, aplicar todas as variáveis acima em um pequeno espaço dentro da propriedade e, aos poucos, conforme os resultados alcançados, ir ampliando para o restante da terra. Desta forma o rebanho ganha peso rapidamente, com uma carne macia e saborosa, capaz de atender as exigências do mercado consumidor. Ou seja, tudo o que acontece dentro da porteira, se reflete do lado de fora.

Com isto, é possível fazer com mais segurança uma análise do solo, e escolhas acertadas sobre o melhor adubo, pastagens e a quantidade certa de animais, analisando o quanto eles comem de pasto e se acabam se alimentando bem. Tudo isto serve para ajudar o pecuarista que enfrenta uma realidade cheia de desafios. "O setor gaúcha vem perdendo força nos últimos 10 anos, pois a atividade está sendo substituída pelo plantio de soja. Outras dificuldades são a limitação na capacidade de investimentos e poucas linhas de crédito", conclui. O seminário de pecuária intensiva de alto rendimento contou ainda com palestras sobre benefícios das pastagens para os solos e os sistemas de produção, eficiência em forrageiras de inverno e pasto 365, com técnicos do Senar e pesquisadores da Embrapa.

O Universo Pecuária é uma realização do Sindicato Rural de Lavras do Sul, com correalização de Cotrisul, Farsul, Senar, Sebrae e Prefeitura Municipal de Lavras do Sul, projeto e execução da SIA, e patrocínio de CEEE Equatorial, Banrisul, Sicredi, BRDE, Badesul e Núcleo de Produtores de Terneiros de Corte de Lavras do Sul.

 

 

 

Foto: Adriana Machado/AgroEffective

Texto: Adriana Machado/AgroEffective

ACOMPANHE

|
|
HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

De Segundas a sextas:

• Das 9h às 12h e das 14h às 17h

Atendimento somente pelos telefones:

(55) 9.9981-8101
(55) 9.9942-1802

JORNALISMO, PUBLICIDADE e ANÚNCIOS

(55) 9.9981-8101

jornalismo@farrapo.com.br

© 2025 PORTAL FARRAPO. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: