
Como não poderiam faltar, os tradicionais remates integram a programação do Universo Pecuária, que ocorre de 5 a 8 de novembro, em Lavras do Sul. Nesta quarta-feira, 5 de novembro, o destaque ficou por conta dos terneiros de corte, reforçando a relevância do município como referência na formação de preços da pecuária gaúcha e brasileira. Conduzida pelas leiloeiras Clínica Remates, Parceria Remates e Abascal Remates foram apresentados mais de mil animais castrados e todas as raças, agrupados em 70 lotes, com peso mínimo de 160 a 180 quilos, dependendo da idade. Foram comercializados 980 terneiros, com faturamento de R$ 3,06 milhões.
Segundo o representante do Núcleo de Produtores de Terneiros de Corte de Lavras do Sul, Jacques Souza, a feira chega a um novo momento da pecuária, de retomada e otimismo. O ciclo promissor inclui preços estáveis e bom valor agregado, de 15% a 20% acima do quilo do boi, e compradores de mais de 50 municípios do Estado. A feira de terneiros, criada na década de 1980, consolidou a tradição de Lavras do Sul como referência em qualidade e padronização. Ele explica que a qualidade dos animais é reflexo do desenvolvimento de vários programas, incluindo bons cruzamentos. "Podemos atribuir ao trabalho realizado durante o ano inteiro, destacando inseminações coletivas para chegar na oferta qualificada", avalia.
No sábado, 8 de novembro, ocorre o IV Remate MulherAgro, iniciativa da Comissão Feminina do Sindicato Rural de Lavras do Sul. O Universo Pecuária é uma realização do Sindicato Rural de Lavras do Sul, correalização de Cotrisul, Farsul, Senar, Sebrae e Prefeitura Municipal de Lavras do Sul, projeto e execução da SIA, Serviço de Inteligência em Agronegócios, e patrocínio de CEEE Equatorial, Banrisul, Sicredi, BRDE, Badesul e Núcleo de Produtores de Terneiros de Corte de Lavras do Sul.
Foto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective
Texto: Adriana Machado/AgroEffective
De Segundas a sextas:
• Das 9h às 12h e das 14h às 17h
Atendimento somente pelos telefones: