ÚLTIMAS
Morre Preta Gil, cantora e empresária, aos 50 anos, vítima de câncer
21/07/2025 08:52:15

Morreu neste domingo, 20, aos 50 anos, a cantora e empresária Preta Gil, filha do músico Gilberto Gil. Preta estava nos Estados Unidos fazendo um tratamento para complicações em decorrência de um câncer no intestino. Ela anunciou publicamente o diagnóstico de saúde em 2023 e, deste então, dividia nas redes sociais notícias sobre seu quadro clínico.

Em comunicado divulgado nas redes sociais, a família Gil afirmou que neste momento está cuidando dos procedimentos para repatriação do corpo de Preta ao Brasil. “Assim que possível divulgaremos informações sobre as despedidas”, diz a nota.

No dia 18 deste mês, amigos da cantora publicaram fotos com ela em Nova Iorque. “Em uma só estrada somos bem mais fortes”, escreveu Duh Marinho na legenda da publicação.

Entenda o caso de Preta Gil

A cantora tratava um câncer de intestino desde 2023. Entre os sintomas que a fizeram suspeitar de um problema de saúde estavam uma intensa constipação intestinal e fezes achatadas, com muco e sangue. À época, ela realizou sessões de radioterapia e tratamento cirúrgico. A artista também passou por uma histerectomia total abdominal, procedimento que consiste na remoção do útero.

Após o tratamento primário, entrou em uma fase sem manifestação da doença, comumente chamada de "remissão”, segundo médicos ouvidos pelo Estadão. Em outras palavras, o câncer não era mais detectável por exames físicos, de imagem, tomografia e/ou sangue.

Recentemente, no entanto, a doença voltou a se manifestar. Preta realizou uma cirurgia em dezembro do ano passado para a retirada de tumores e precisará utilizar uma bolsa de colostomia definitiva. A bolsa coleta fezes ou urina em uma espécie de saco externo ao corpo a partir de uma abertura feita na cavidade abdominal.

Desde março, a cantora relatou uma nova dificuldade: o esgotamento de tratamentos que possam ajudar na remissão da doença aqui no Brasil. Ela explicou, durante uma passagem pelo Domingão com Huck, que iria aos Estados Unidos com o objetivo de tentar novos métodos de tratamento.

A cantora estava hospedada em Nova York desde maio. Para realizar o tratamento com medicação experimental, Preta precisa percorrer cerca de 400 quilômetros de Nova York até Washington, onde está localizado o centro médico especializado.

 

 

Correio do Povo

 

ACOMPANHE

|
|
HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

De Segundas a sextas:

• Das 9h às 12h e das 14h às 17h

Atendimento somente pelos telefones:

(55) 9.9981-8101
(55) 9.9942-1802

JORNALISMO, PUBLICIDADE e ANÚNCIOS

(55) 9.9981-8101

jornalismo@farrapo.com.br

© 2025 PORTAL FARRAPO. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: