A Polícia Civil e a Brigada Militar deflagraram, na manhã desta terça-feira (22), a Operação Espólio com o objetivo de combater homicídios e desarticular parte das estruturas de organizações criminosas atuantes no Rio Grande do Sul, principalmente na Zona Norte de Porto Alegre.
Os policiais cumpriram 18 mandados de prisão preventiva e 33 de busca e apreensão na Capital e nos municípios de Canoas, Cachoeirinha e Osório. Dezessete criminosos foram presos. Também houve a apreensão de drogas, celulares e dinheiro.
Entre os alvos da operação, estão desde lideranças das organizações até indivíduos que são responsáveis pela execução de homicídios e pelo tráfico de drogas.
Segundo os delegados Thiago Zaidan e Daniel Queiroz, titulares da 3ª e 5ª Delegacias de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa, os investigados participaram da articulação de atentados criminosos envolvendo áreas localizadas na Vila São Borja e no bairro Passo das Pedras, em Porto Alegre.
“Dentre os fatos criminosos realizados, merece destaque o duplo homicídio consumado e duplo homicídio tentado, praticados, em 24 de abril de 2024, na rua Senhor do Bom Fim, no bairro Sarandi, por lideranças que são alvo da ação de hoje [terça]”, informou a Polícia Civil.
O diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, delegado Mario Souza, destacou a importância da ação policial. “A operação segue o protocolo estadual de enfrentamento aos homicídios, uma vez que responsabiliza todos os integrantes da cadeia criminosa pela prática de delitos contra a vida. Essa é uma operação especial, com investigação complexa, realizada para responsabilizar líderes, intermediários e executores nas medidas de suas culpabilidades”, afirmou o delegado.
Jornal O Sul
De Segundas a sextas:
• Das 9h às 12h e das 14h às 17h
Atendimento somente pelos telefones: