Curso de Formação aborda ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas
21/08/2025 11:58:59

Na manhã desta quinta-feira, 21, aconteceu a abertura do Curso de Formação para Implementação das Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008 no Instituto Municipal de Educação Dinarte Ribeiro, promovido pela Secretaria de Educação.

O encontro reuniu representantes das 21 escolas da rede municipal de ensino, além da equipe da SMEEL, em um importante momento de formação e partilha. As atividades começaram com a apresentação do grupo de dança Filhos de Gandhi, da Escola Municipal Augusto Vitor Costa.

O curso tem como propósito aprofundar estudos e fortalecer práticas pedagógicas que promovam a equidade, a valorização da diversidade e o respeito às múltiplas identidades presentes no ambiente escolar. As leis, que tornam obrigatória a inserção da história e cultura afro-brasileira, africana e dos povos indígenas no currículo da educação básica, foram o eixo central do encontro.

Durante a abertura, foi reforçado que a implementação dessas diretrizes vai além de uma exigência legal, sendo um compromisso ético e pedagógico em defesa da justiça social, da representatividade e do combate ao racismo e à discriminação.

Também foi destacado o papel da PNEERQ (Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola), que orienta e fortalece as redes de ensino na promoção de práticas inclusivas e transformadoras.

A secretária adjunta de educação Janice Marques agradeceu a Cátia Cilene Morais Dutra, agente de governança da PNEERQ, pela dedicação e articulação que contribuíram para a realização do curso, e à professora formadora Veronica Mourad, cuja experiência e compromisso enriqueceram ainda mais o processo formativo. “Este curso é um espaço para o diálogo, para a escuta ativa e para a construção de práticas pedagógicas que reflitam os princípios da equidade, inclusão e respeito à diversidade”, finalizou Janice.

 

ACOMPANHE

|
|
HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

De Segundas a sextas:

• Das 9h às 12h e das 14h às 17h

Atendimento somente pelos telefones:

(55) 9.9981-8101
(55) 9.9942-1802

JORNALISMO, PUBLICIDADE e ANÚNCIOS

(55) 9.9981-8101

jornalismo@farrapo.com.br

© 2025 PORTAL FARRAPO. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: