
Na manhã desta quarta-feira, 28, foi realizada uma reunião estratégica para o alinhamento da organização da Festa do Azeite de Oliva 2026. O encontro contou com a presença dos representantes da comitiva do evento, do vereador Giordano Borba, do secretário de Inovação, Cultura e Turismo, Ignácio Lemos, e da diretoria da empresa Prosperato.
A Prosperato é reconhecida pela atuação no setor da olivicultura, com produção de azeites de oliva de alta qualidade e participação ativa no desenvolvimento do segmento na região. Durante a reunião, a Prosperato passou a integrar a comissão organizadora da festa.
A empresa será responsável pela articulação com patrocinadores, fortalecendo a captação de recursos e parcerias, além de assumir a coordenação da decoração e do paisagismo do evento com a ambientação dos espaços com mudas de oliveiras, elementos naturais e estruturas que valorizem a cultura da olivicultura, destacando a importância da produção local.
O secretário Ignácio Lemos destacou que a construção do evento está sendo feita de forma coletiva e estratégica. “Estamos trabalhando em conjunto para popularizar o consumo do azeite de oliva em suas mais variadas formas de utilização, seja na gastronomia, na saúde ou na cultura local. A produção de Caçapava do Sul é um importante vetor da economia local, gera emprego, renda e movimenta toda a região. A festa será uma grande vitrine para apresentar esse potencial, atrair turistas e consolidar ainda mais o município como referência na olivicultura”, afirmou.
A Festa do Azeite de Oliva será realizada nos dias 1º, 2 e 3 de maio e conta com o apoio da Prefeitura de Caçapava do Sul. O evento deve reunir produtores, empreendedores, especialistas e visitantes, promovendo experiências gastronômicas, culturais e comerciais que valorizam a cadeia produtiva do azeite e fortalecem o desenvolvimento regional.
De Segundas a sextas:
• Das 9h às 12h e das 14h às 17h
Atendimento somente pelos telefones: