Polícia Civil divulga mais detalhes da ''Operação Queda da Coroa" em São Sepé
04/09/2025 11:07:55

Nesta quinta-feira (04), a Polícia Civil, através da DP/São Sepé desencadeou a “Operação QUEDA DA COROA”, a fim de combater o tráfico de drogas e associação criminosa na cidade de São Sepé.

Foram cumpridas 14 ordens judiciais, sendo 06 mandados de prisão e 08 mandados de busca e apreensão, nos bairros, São Francisco, São Cristóvão, Pontes, Londero, Kurtz, Santos.

A operação de hoje é a segunda fase da Operação Exitium, deflagrada em outubro de 2024. No aprofundamento das investigações e análise das apreensões realizadas na operação, foi constatada que a principal liderança do tráfico de cocaína na cidade contava com uma rede de apoio, mantendo uma célula criminosa própria voltada a tráfico de cocaína na cidade.

Para a continuidade da traficância, os integrantes da célula criminosa mantinham divisão de tarefas e funções específicas para a funcionamento do tráfico, mesmo após a liderança estar recolhida no sistema prisional.

O irmão da investigada, um homem de 39 anos, preso no dia de hoje, permaneceu no endereço ligado a liderança, após a Operação Exitium, mantendo o tráfico de cocaína de maneira ininterrupta.

Ressalta-se que a irmã da liderança, uma mulher de 35 anos, também presa na manhã de hoje, era chefe da Municipal em 2024, nomeada logo após a Operação Exitium, e também teve participação e conivência com a traficância, conforme demonstrado na investigação.

Ainda, na data de hoje, em cumprimento a novo mandado de busca no endereço da família, foi localizado uma Pistola G2c 9mm, dois carregadores plenos com 24 munições, sendo constatada que se tratava de arma furtada. A arma possui registro de furto ocorrido no ano de 2024, na localidade do Tupanci, interior da cidade.

A liderança feminina do tráfico de drogas era denominada pelos criminosos como “rainha do pó”, por ser uma das maiores traficantes da cidade e figura feminina da facção. Por esse motivo esta operação foi batizada com o nome “QUEDA DA COROA”, em alusão a prisão de toda célula criminosa ligada a liderança feminina.

Os homens presos possuem as idades de 34, 38 e 58 anos e as mulheres possuem as idades de 22, 35 e, 38 anos.

Os presos possuem antecedentes policiais por crimes como homicídio, Tráfico, associação para o tráfico, roubo, furto, porte e posse ilegal de arma de fogo, receptação, lesão corporal, ameaça, desacato, dano, entre outros. Todos serão recolhidos ao Presídios Estadual da cidade de São Sepé e Presido Regional de Santa Maria.

A Operação foi coordenação pela Delegada Carla Dolores Castro de Almeida, titular da DP/São Sepé e contou com apoio de servidores das delegacias de Santa Maria (DRACO, DPHPP, 1ª DP, 2ª DP, 4ª DP, DPCA, DEAM e Delegacia Regional), São Pedro do Sul, Silveira Martins, Restinga Seca e Itaara.

 

 

Informações e imagens | Comunicação da Polícia Civil.

 

ACOMPANHE

|
|
HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

De Segundas a sextas:

• Das 9h às 12h e das 14h às 17h

Atendimento somente pelos telefones:

(55) 9.9981-8101
(55) 9.9942-1802

JORNALISMO, PUBLICIDADE e ANÚNCIOS

(55) 9.9981-8101

jornalismo@farrapo.com.br

© 2025 PORTAL FARRAPO. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: