Defesa Civil de Santa Maria monitora situação do Balneário e ponte do Passo do Verde
Assessoria: Farrapo
12/09/2023 17:45:28

Nível está seis metros acima do nível normal e já atinge o pátio de residências que ficam às margens do rio.

Nos primeiros 12 dias de setembro, já choveu mais de 330 milímetros em Santa Maria, conforme o registro do índice pluviométrico do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Visto que a média prevista para o mês no Município é de 188 milímetros, o reflexo é o aumento do nível dos rios e arroios. Para monitorar o Rio Vacacaí. No Balneário Passo do Verde, a Prefeitura, por meio da Defesa Civil, realizou uma vistoria na manhã desta terça-feira (12). O nível está seis metros acima do normal e já atinge o pátio de residências que ficam às margens do rio.

O superintendente Defesa Civil, Adão Lemos, explica que na verificação foi constatado que as águas retrocederam em relação às últimas imagens de domingo (10). Mas, por causa da chuva que retornou nesta terça-feira (12) na cidade, será necessário seguir o monitorando no Balneário.

“Já estamos bem acima da média de chuva, e há previsão de cerca de mais 100 milímetros nos próximos dias. Por isso, o monitoramento no Passo do Verde se intensificará. São 75 famílias que moram no Balneário. Cerca de 20 famílias já saíram de suas casas. Caso as chuvas continuem, esse número vai aumentar até amanhã. A Defesa Civil Municipal esteve no local e se colocou à disposição da comunidade. Reforçamos o pedido para as pessoas não descartarem lixo irregular, esse é um problema que causa alagamentos na cidade”, diz Lemos.

O superintendente lembra, também, que há previsão de muita chuva nesta terça e quarta-feira. Para o Rio Vacacaí chegar na ponte da BR-392, que liga os municípios de Santa Maria e São Sepé, somente se atingir o nível de 11 metros. Até o momento, o trânsito de veículos permanece normal no local.

 

PRECISA DE AJUDA:

A chuva segue intensa e as equipes da Prefeitura estão em alerta para atender ocorrências. Se precisar de ajuda, entre em contato por meio dos números:

– Guarda Municipal

153

– Ciosp

(55) 99217-8122 (WhatsApp)

(55) 99167-4728 (WhatsApp)

(55) 99167-8452 (WhatsApp)

(55) 3174-1552

 

– Defesa Civil

(55) 99110-7940 (WhatsApp)

(55) 3174-1552 ramal 2

 

 

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459) / Jornal do Garcia

Fotos: João Alves (Mtb: 17.922) e João Vilnei (Mtb: 18.086)

Secretaria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Maria.

ACOMPANHE

|
|
HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

De Segundas a sextas:

• Das 9h às 12h e das 14h às 17h

Atendimento somente pelos telefones:

(55) 9.9981-8101
(55) 9.9942-1802

JORNALISMO, PUBLICIDADE e ANÚNCIOS

(55) 9.9981-8101

jornalismo@farrapo.com.br

© 2025 PORTAL FARRAPO. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: