As atividades de ensino foram retomadas nesta segunda-feira em Estação, no Norte gaúcho, quase uma semana após o ataque a faca que deixou um aluno morto e outras quatro pessoas feridas. Do total de cinco escolas, quatro, sendo três estaduais e uma municipal, voltaram a receber estudantes. Não há previsão de reabertura da Escola Municipal Maria Nascimento Giacomazzi, onde ocorreu o atentado.
De acordo com a Brigada Militar, a volta às aulas ocorre em sintonia com um novo protocolo de segurança no município. As medidas em vigor incluem: presença de policiamento nas escolas, reforço de ações ostensivas e treinamento emergencial dos servidores.
O comandante do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) Norte, coronel Carlos Alberto Cardoso de Aguiar Júnior, um mínimo de dois policiais ficará de guarda em tempo integral no perímetro escolar. A iniciativa contará com equipes do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência).
"A ideia é manter no mínimo dois PMs por escola, e deixá-los de serviço ao longo do dia. Esses policiais serão todos do Proerd, ou seja, estão preparados e qualificados para dar carinho às crianças. Reunimos os instrutores do programa em toda a região Norte e os realocamos provisoriamente a Estação”, explicou o comandante do CRPO Norte.
Ainda segundo o oficial, parte do efetivo do 3° Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) também está no município e vai ampliar o patrulhamento de áreas externas. Outra medida será a realização de aulas com técnicas de autodefesa aos professores, ministras por integrantes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).
Correio do Povo
De Segundas a sextas:
• Das 9h às 12h e das 14h às 17h
Atendimento somente pelos telefones: