
O vendaval que atingiu a Região Metropolitana de Porto Alegre na tarde desta segunda-feira (15) derrubou a réplica da estátua da Liberdade, na cidade de Guaíba. A estrutura, localizada na loja Havan, desabou com a força do vento e da chuva. Conforme a empresa, não há feridos ou danos materiais para clientes.
Imagens que circulam nas redes sociais mostram a estátua tombando lentamente. Um automóvel estava estacionado próximo à queda.
De acordo com a Defesa Civil, há possibilidade para tempestades com rajadas intensas de vento entre 80 km/h e 100 km/h associadas às tempestades, queda de granizo e chuva forte na maioria das regiões do Estado nesta segunda.
O maior risco de tempo severo é na área que inclui Missões, Noroeste, Norte, Centro, Vales, Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPOA), Serra e Litoral Médio e Norte. Os acumulados ficam entre 10 milímetros (mm) e 60 mm por dia, com acumulados pontuais podendo chegar a 100 mm/dia nas Missões, Centro, Região Metropolitana de Porto Alegre e Costa Doce.
A tendência é que, na madrugada e na manhã de terça-feira (16), a frente fria siga avançando em parte do território gaúcho, ocasionando chuva moderada a forte acompanhada de raios no Noroeste, Norte, Nordeste, Centro, Costa Doce, Região Metropolitana de Porto Alegre, Serra e Litoral Norte e Médio. Nessas regiões, os acumulados ficam entre 10 mm e 40 mm por dia. Ao longo do dia, o tempo estável volta a predominar em todo o território gaúcho.
Alerta
Nesta segunda, a Defesa Civil do Estado emitiu, pela primeira vez, um alerta pela ferramenta Cell Broadcast, utilizado em casos de desastres severo e extremo, para a Região Metropolitana de Porto Alegre. O envio foi motivado por alerta severo para potencial de ventos acima de 90 km/h, válido entre 15h20 e 16h20 do mesmo dia. A condição foi identificada por meio do radar de monitoramento meteorológico instalado em Porto Alegre, que mostrou uma linha de instabilidade se aproximando rapidamente da região.
Na mensagem, a população foi orientada a se abrigar longe de árvores, placas e postes de energia. O Cell Broadcast utiliza a rede de telefonia celular para emitir alertas gratuitos, com mensagem de texto e aviso sonoro, suspendendo qualquer conteúdo em uso na tela do aparelho, incluindo os que estão no modo silencioso.
Os alertas foram disparados para a população em área de risco e com cobertura de rede 4G ou 5G, sem necessidade de cadastro prévio do usuário.
Com o uso da ferramenta, o celular é bloqueado e a mensagem de alerta se sobrepõe ao conteúdo que esteja sendo utilizado, acompanhado de um bipe sonoro e vibratório. A mensagem também dá orientações aos usuários.
A ferramenta foi usada pela primeira vez no Rio Grande do Sul em outubro deste ano. A tecnologia foi desenvolvida por meio de uma parceria entre o Ministério das Comunicações, Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e operadoras de telefonia, e está integrada às outras formas de alerta utilizadas pela Defesa Civil, como o envio de SMS por meio do 40199 e as publicações nas redes sociais.
De Segundas a sextas:
• Das 9h às 12h e das 14h às 17h
Atendimento somente pelos telefones: