Educação

Projeto leva aprendizado sobre horta escolar e sustentabilidade ambiental

Por Eduardo Schneider
13/08/2019 11:06
 

Foto: Divulgação

Alunos da turma 34 do Instituto Municipal de Educação (IME) aprendem ciências na teoria e na prática. Isto porque está sendo desenvolvido com a turma, o projeto “Horta escolar e Sustentabilidade Ambiental”.

O trabalho surgiu da intervenção “O desafio pedagógico da construção de uma comunidade sustentável na perspectiva da complexidade”, da professora Cristina Oliveira Osorio, mestranda do programa de pós-graduação do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Unipampa.

Segundo a professora, partindo do interesse das crianças, foi realizada uma expedição investigativa a Escola Rubens da Rosa Guedes, a fim de impulsionar os estudos. Depois, os alunos passaram para a parte prática, trabalhando com a horta escolar no Instituto Municipal de Educação.

“Não podemos mudar o mundo, mas com atitudes simples podemos interferir positivamente em nosso ambiente. Desta experiência, entendemos que o trabalho em parceria funciona graças ao planejamento e aparo pela comunidade escolar, em prol da aprendizagem das crianças”, destaca Cristina.

A iniciativa procura aliar o currículo em ciências nos anos iniciais do ensino fundamental, as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como os projetos institucionais desenvolvidos na escola, como o projeto Vida Saudável, do Departamento de Alimentação Escolar (DAE) e o programa União Faz a Vida, da Sicredi.

Além disso, tem parceria com o projeto de extensão e pesquisa da Unipampa que realiza oficinas de Compostagem e Coleta Seletiva do Lixo.

No mês de agosto, outras atividades estão sendo programadas como a Oficina de Alimentação Saudável, em parceria com o Departamento de Alimentação Escolar (DAE). Esta parceria tem colaboração da nutricionista e responsável técnica pela Alimentação Escolar no município, Cleuza Borba e a professora Lúcia Santos, responsável pelo projeto “Vida Saudável”.

No dia 23 de agosto, o trabalho “Horta escolar e Sustentabilidade Ambiental” será apresentado na Feira de Ciências da Unipampa. Uma oportunidade para demonstrar o caráter investigativo e científico, com aprendizagens que constituem a cidadania.

Confira na galeria abaixo, as fotos do desenvolvimento do projeto


Por Eduardo Schneider

Farrapo




Topo