CAÇAPAVA DO SUL
Sabores, aromas e cultura na Festa do Azeite de Caçapava do Sul
04/05/2022 11:03:35

Caçapava do Sul vai promover uma imersão na cultura que envolve o azeite de oliva.  O município é considerado o berço da olivicultura gaúcha, por ter iniciado o plantio dos primeiro olivais. Atualmente é detentor de cinco das 40 marcas existentes no Estado. A produção de azeite de oliva da região foi premiada mundialmente e o fortalecimento da cadeira produtiva está sendo celebrado em uma Festa que vai durar três dias.

 A 1ª Festa do Azeite de Oliva ocorrerá no Largo Farroupilha, em Caçapava do Sul, de 27 a 29 de maio de 2022. O evento tem entrada franca e planeja receber mais de 10 mil pessoas da região.

O projeto, que tem financiamento do Pró-Cultura RS e Governo do Estado do RS, foi germinado pelos produtores locais, Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva) e Prefeitura de Caçapava, com o objetivo de fomentar e popularizar localmente este produto fundamental na gastronomia.

Entre as atrações, haverá deck gastronômico, com sommelier de azeites, oferecendo degustação, Vila do Artesanato, atrações nacionais e locais, como Chimarruts e Comunidade Nin-Jistu, Dante Ledesma,  Banda e Coral Caçapavano e Pagode da Rolezin, Invernada e dança.

O presidente do Ibraoliva, Renato Bernardo Fernandes, que atua há seis anos na olivicultura em Caçapava do Sul, acredita que o evento é o primeiro de muitos. Ele lembra que 75% da área de olivais produzidas no Brasil estão em solo gaúcho. “A popularização do cultivo das oliveiras, industrialização de azeitonas e azeites e outros subprodutos da olivicultura são fundamentais para ampliar a competitividade do setor”.

A Festa do Azeite de Oliva está sendo realizado pela 1ª Casa Produções Audiovisuais, que tem Fernando Marques como produtor executivo e diretor,  Ignácio Lemos coordenador geral, diretor da FullPlay e João Timotheo Esmerio Machado (coordenador artístico).

“A Festa foi idealizada para chamar a atenção da população sobre o crescimento exponencial que está tendo a olivicultura da região”, lembra Lemos. “Quando terminam as colheitas, os países do Mediterrâneo – já há, inclusive, uma iniciativa em Minas Gerais – fazem a Festa do Azeite Novo. Queremos reproduzir em Caçapava, realizando anualmente uma edição da Festa, para divulgar e promover o sentimento de pertencimento da comunidade do município e região”, conclui.

Foi realizada uma eleição para a escolha das soberanas da Festa, com 172 mil votos, quando foram eleitas como rainha, Karine Trindade, como princesa, Ana Constante e como Miss Simpatia, Bruna Meireles.

 A Festa tem a presença confirmada do vice-presidente da República, general Mourão, do governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior e da secretária da Cultura do RS, Beatriz Araújo, entre outras autoridades.

 

Serviço

 1ª Festa do Azeite de Oliva

27 a 29 de maio de 2022

Largo Farroupilha, em Caçapava do Sul

Entrada franca

Redes sociais: @festadoazeitedeoliva

Atrações artísticas (todas serão também transmitidas pela internet):

Chimarruts, Comunidade Nin-Jitsu, Dante Ramon Ledesma, Jairo Lambari, MFunk, Estela, Bonecos da Montanha (infantil), Pagode da Rolezin, Banda e Coral Caçapavano, Tela Class (rock), Pra ti Vê (pagode), Lenin e Willian (sertanejo).

 

ACOMPANHE

|
|
ENDEREÇO

Rua Benjamim Constant, 906
Galeria Confiança • Sala 102 C
Centro • Caçapava do Sul, RS
CEP: 96570-000

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

De Segundas a sextas:

• Das 9h às 12h pelo (55) 9.9981-8101

• Das 14h as 17h30 atendimento presencial

JORNALISMO, PUBLICIDADE e ANÚNCIOS

(55) 9.9981-8101

jornalismo@farrapo.com.br

© 2024 PORTAL FARRAPO. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: