Na última semana, a Escola Técnica Estadual Rubens da Rosa Guedes (ETERRG), em Caçapava do Sul, foi palco de um encontro marcante com lideranças estaduais e regionais durante o almoço de apresentação do Projeto Montes Bárbaros — uma iniciativa estratégica que nasce para transformar a realidade educacional, econômica e social do Pampa Gaúcho.
Idealizado e coordenado por Renata Miranda, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), e por Paulo Roberto Benites, presidente do Informa Pampa e diretor da ETERRG, o projeto surge como uma central de projetos integrados e inovadores, com o propósito de posicionar a escola como um polo de excelência, inovação e educação voltada ao desenvolvimento sustentável da região, tendo o Caçapava Geoparque Mundial da UNESCO como laboratório vivo e plataforma integradora para gerar emprego, renda, oportunidades, protagonismo juvenil e identidade territorial.
Essa transformação se dará por meio de uma metodologia inovadora, que une liderança humanizada e felicidade no trabalho, inspirada na teoria dos setênios — respeitando o momento de vida de cada educador, promovendo bem-estar, engajamento e realização profissional.
"Professores mais felizes e realizados geram aulas mais inspiradoras, despertando nos alunos motivação, pertencimento e paixão por aprender com raízes no seu próprio território", acredita a coordenadora Renata.
A metodologia se concretiza em ações interdisciplinares, formando verdadeiros “montes” de projetos que florescem no fértil solo da educação, ativando vocações locais e potencializando as áreas técnicas da escola.
"O objetivo é que essa experiência-piloto se torne referência. Por isso, será elaborado um livro-metodologia com aplicação prática, que poderá ser adotado por outras escolas, especialmente as técnicas rurais da Fronteira Oeste e Campanha, de acordo com a realidade de cada instituição. O projeto será conduzido de forma presencial pelo Informa Pampa e pela Unipampa, impulsionando o desenvolvimento integrado da região por meio de três eixos fundamentais: educação empreendedora, turismo rural sustentável e inovação no agro.A proposta é clara: manter os jovens no campo por escolha, com dignidade, orgulho e oportunidades reais de prosperar. Com patrocínio do SINDICALC, o almoço foi uma celebração do encontro entre tradição e inovação. A confirmação de que o Pampa pode — e vai — se desenvolver com inteligência, coragem e pertencimento", diz.
Estiveram presentes autoridades de grande destaque, como o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, o Secretário Adjunto de Inovação, Ciência e Tecnologia, Mário Augusto de Freire Gonçalves, o Deputado Estadual Felipe Camozzato, o Diretor Adjunto da SUEPRO, Francisco Lopes, o Presidente da AGPTEA, Fritz Roloff, e a Coordenadora da 13ª CRE, Carmem Bueno.
Também participaram empresários, lideranças locais e regionais, representantes do INOVA RS – Fronteira Oeste e Campanha, do Projeto LIDER Sebrae e do Geoparque Caçapava Mundial da UNESCO, reforçando que Montes Bárbaros é um movimento coletivo, com raízes fortes e visão de longo prazo.
Renata explica que o nome Montes Bárbaros carrega profundidade e identidade: "Montes" porque construímos juntos.
"Bárbaros" porque aqui nascem ideias corajosas e autênticas. Inspirado na imponente Serra de Santa Bárbara, o projeto propõe um novo modelo educacional e territorial, que honra os saberes do campo, valoriza a criatividade da juventude, incentiva o empreendedorismo com propósito e desperta o orgulho de pertencer".
A missão do Informa Pampa é expandir essa metodologia, oferecendo formação, intercâmbio e apoio pedagógico às escolas técnicas do Rio Grande do Sul, consolidando polos de desenvolvimento sustentável com identidade territorial forte e viva.
"O Projeto Montes Bárbaros é muito mais do que uma ação educacional: É uma estratégia de desenvolvimento regional, que articula educação, inovação, cultura, agro e turismo, por meio de alianças institucionais sólidas e uma coragem coletiva de transformar o agora para garantir o futuro".
De Segundas a sextas:
• Das 9h às 12h e das 14h às 17h
Atendimento somente pelos telefones: