
Período mais esperado do ano pelo comércio eletrônico, a Black Friday, que ocorre nesta sexta-feira (28), traz também um cenário de alerta com o aumento expressivo das tentativas de fraude no Brasil.
Para que as promoções ocorram de forma segura e vantajosa, é fundamental que consumidores e lojistas adotem alguns cuidados.
“A confiança é o ativo mais valioso de qualquer operação digital, e ela só se constrói com segurança. A cada ano, os fraudadores se tornam mais criativos, mas a tecnologia evolui na mesma proporção”, destacou o diretor de Engenharia, Reliability e Produto da empresa de tecnologia especializada em e-commerce Uappi, William Costa.
Dicas para consumidores
1- Verifique a segurança do site: confirme se o endereço começa com “https://” e se há CNPJ e canais de contato reais.
2- Prefira meios de pagamento seguros: utilize cartões que permitam contestar compras em caso de problemas.
3- Pesquise a reputação da loja: confira avaliações em fontes independentes e redes sociais.
4- Leia as políticas de troca e prazos: garanta que as condições de entrega e devolução estejam claras antes de finalizar o pedido.
5- Desconfie de descontos irreais: verifique o histórico de preços e evite ofertas com prazos “urgentes” ou descontos muito acima da média.
Dicas para lojistas
1- Planeje com base em dados reais: defina estratégias comerciais e de precificação antecipadamente.
2- Ofereça apenas descontos reais: pratique a “oferta real”, registrando o histórico de preços e evitando reajustes artificiais.
3- Garanta estabilidade e segurança: realize testes de carga na infraestrutura, implemente soluções antifraude personalizadas e mantenha o site com certificações de segurança atualizadas.
4- Reforce a comunicação: informe com clareza preços, prazos de entrega, políticas de troca e condições de frete.
5- Monitore em tempo real: acompanhe métricas de tráfego, conversão e abandono de carrinho.
Reportagem Jornal O Sul

De Segundas a sextas:
• Das 9h às 12h e das 14h às 17h
Atendimento somente pelos telefones: