ÚLTIMAS
Da escolinha do Santos para o Nice Futsal na França
02/09/2022 09:50:57

Com 6 anos ele percorria Caçapava, de quadra em quadra. Reunia os irmãos e amigos para jogar uma partida de futebol, na rua, nos campinhos, nos pátios das casas ou em qualquer terreno plano. Mas nesta época, tudo não passava de uma brincadeira de criança. Hoje, aos 33 anos, irá trocar as quadras gaúchas pelas quadras da Europa. Adriano Menezes, o Dida – como é conhecido – foi contratado pelo Nice, da França e na quinta-feira, dia 1º, voou em busca do sonho.
O menino franzino começou a treinar na escolinha do Santos; mais tarde foi para o Cristo Redentor e treinou também na escola do Brasil. Todos os treinadores tiveram um papel fundamental para seu desenvolvimento no esporte, principalmente no futsal, que foi a modalidade na qual se destacou.

A trajetória
O fustal se tornou profissão em 2013, quando Dida tinha 24 anos e o treinador Cassiano Rodrigues, o Canca, o chamou para atuar na Associação Cruz Alta Futsal (ACAF), pela qual disputou a Série Prata do Campeonato Gaúcho de Futsal, daquele ano. Depois o jogador atuou na Associação Cerro Branco de Futsal (ACBF), em 2015, Série Bronze; na Associação Caçapava de Futsal (ACF), em 2016 e 2017, Série Bronze; pelo União Independente (Santa Maria), em 2018, Série Bronze; no Horizontina Futsal (Horizontina) em 2019, Liga Gaúcha 2; Associação Futsal e Cultura de Seberi (AFUCS) em 2020 e 2022, Gauchão Série A; e no Maravilha Futsal (Maravilha/SC) em 2021, Liga Catarinense, Série Ouro.
A rotina de treinos do atleta varia conforme o clube e a competição que está disputando. Segundo ele, a de mais intensidade foi na AFUCS, por ser a divisão de nível maior, a carga de treinamentos precisou ser alta. A alimentação também é controlada, como de qualquer atleta. Às vezes Dida sai um pouco da rotina, mas durante a pré temporada e em competições ele observa os cuidados para manter a forma física necessária e ter um alto nível de aproveitamento.
Inúmeros jogos marcaram a trajetória do ala, mas o que ele destaca como a partida mais especial e emocionante foi a classificação para a semi-final do Gauchão em 2020, pela AFUCS. A equipe venceu nos pênaltis, um dos maiores times de futsal do Brasil, o Atlântico, de Erechim, na casa deles. Outra conquista que representou muito para Dida foi o vice campeonato da Liga Gaúcha 2, em 2019, pelo Horizontina Futsal.

O convite
Sobre a troca de clube, o jogador conta que estava na AFUCS, de Seberi, quando recebeu o convite de um amigo - que joga no Nice - para jogar fora do País. Eles se conheceram no Horizontina Futsal e jogaram juntos em 2019. O caçapavano conversou com o presidente do clube e com o treinador e fez um acordo.
O time europeu vai jogar a Terceira Divisão do campeonato francês de futsal. Dida irá morar com mais três atletas do Brasil. A rotina será menos intensa do que no RS, mas de acordo com o jogador, com a responsabilidade maior por serem estrangeiros e precisam ter um destaque maior em relação aos atletas locais. 
Em relação a língua, o atleta revela que algumas palavras básicas para se defender na conversação, ele estudou. Mas chegando lá, com a prática, irá se familiarizar com o idioma. A ideia é aprender o mais rápido possível para facilitar a ambientação, não só a profissional, mas também a rotina fora do clube.
O jogador, que sempre encontrou a base e o apoio na família, assim como nos amigos e na namorada, confessa que terá que administrar a saudade. 
“São eles que estão ao meu lado e nunca deixaram de acreditar nos meus sonhos. Sobre a distância, é sempre difícil ficar longe das pessoas que a gente gosta, mas na minha profissão eu sei que isso às vezes é normal e até necessário para obter uma melhor qualidade de vida e conforto financeiro. Esse período que vou ficar lá, será o maior tempo longe de todos eles, mas com certeza estou indo com a responsabilidade de representar todas essas pessoas. Está sendo incrível! Estou realizando um sonho de criança, com peso e responsabilidades gigantes por sermos estrangeiros. Mas vou com a certeza de que estou preparado para esse novo desafio na minha vida, no qual eu sempre me preparei ao máximo para quando chegasse esse dia eu estar pronto e motivado”, comemora.

 

ACOMPANHE

|
|
HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

De Segundas a sextas:

• Das 9h às 12h e das 14h às 17h

Atendimento somente pelos telefones:

(55) 9.9981-8101
(55) 9.9942-1802

JORNALISMO, PUBLICIDADE e ANÚNCIOS

(55) 9.9981-8101

jornalismo@farrapo.com.br

© 2025 PORTAL FARRAPO. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: