Treinamento de técnicos e agrônomos foi o primeiro passo de Plano de Trânsito da Cotrisul.
A segurança no trânsito tem sido uma preocupação crescente na Cotrisul. Por um lado, a cooperativa é destino de boa parte dos caminhões carregados de grãos que circulam nas estradas da região. E, por outro, é crescente o número de colaboradores que se deslocam diariamente em veículos leves, prestando atendimento a campo.
Com base nesse cenário, o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) deu início à criação de um novo “Plano de Trânsito Cotrisul”, um conjunto de treinamentos e recomendações para aumentar o nível de consciência dos profissionais da cooperativa sobre a importância da direção defensiva.
O primeiro passo foi dado na manhã dessa quarta-feira, 23 de abril, com a reunião dos técnicos e agrônomos para uma palestra com o instrutor de trânsito Benjamin Osório Freitas, do Centro de Formação de Condutores Maciel, de Caçapava do Sul. No encontro, ele repassou os principais pontos da legislação e debateu as condutas e ações mais adequadas, com base em casos práticos.
Freitas ressaltou que a combinação de fatores - como a qualidade (e calibragem) dos pneus, a velocidade e a presença de água na pista - é determinante para o desfecho de uma situação adversa. “Quando chove muito, tem pontos em que fica muito fácil aquaplanar. É preciso ter muito cuidado”, afirmou ele.
O coordenador do SESMT, Fernando Machado, aposta na conscientização dos colaboradores que dirigem carros da cooperativa para que adotem comportamentos como a inspeção diária dos veículos, o respeito a capacidade de carga e de passageiros e, também, a necessidade de reportar imediatamente qualquer necessidade de manutenção ou eventualidade vivenciada no trânsito.
“Começamos esse treinamento, que não deixa de ser uma reciclagem, pela equipe do Departamento Técnica porque esse é o grupo mais exposto. Mas vamos avançar também para outros setores, como o administrativo e a alta gestão, que também estão no trânsito e são expostos aos seus riscos. Queremos que esse conhecimento extrapole e chegue também aos associados da cooperativa”, projetou ele.
Segundo Machado, o apoio da equipe do CFC, que representa o Detran-RS no município, é de suma importância. “Eles nos garantem o alinhamento com o que há de mais recente em termos de alterações da legislação de trânsito, ao mesmo tempo em que estão aqui para nos ajudar a adequar comportamentos e soluções, não estão como fiscais. É uma oportunidade ímpar”, concluiu.
De Segundas a sextas:
• Das 9h às 12h e das 14h às 17h
Atendimento somente pelos telefones: