
Na tarde desta quarta-feira, 28 de janeiro, o secretário de Inovação, Cultura e Turismo, Ignácio Lemos, recebeu a coordenadora do Geoparque Caçapava, Alizandra Silva, o professor André Borba e a doutoranda Michele Vestena para tratar do processo de revalidação do Selo Geoparque UNESCO.
A certificação, concedida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), passa por reavaliação a cada quatro anos. Durante esse período, o território é analisado por uma equipe técnica que verifica as ações desenvolvidas, os projetos executados e o cumprimento das diretrizes estabelecidas para a manutenção do selo.
O processo envolve etapas técnicas, como a elaboração de relatórios detalhados, além da visita de avaliadores internacionais, que acompanham de perto as iniciativas implementadas no município. O processo está sendo elaborado com a orientação da UFSM e Unipampa e previsão é que a visita técnica ocorra no mês de agosto.
De acordo com o secretário Ignácio Lemos, o município já está organizando medidas pontuais e estratégicas para garantir a revalidação do selo, voltadas ao desenvolvimento sustentável, a valorização do patrimônio geológico e o fortalecimento do turismo.
Segundo Alizandra Silva, coordenadora do Geoparque Caçapava UNESCO, o trabalho vem sendo conduzido de forma integrada junto ao Gabinete do Prefeito e as demais secretarias alinhado às políticas públicas da gestão municipal. “Essa articulação é fundamental para fortalecer o território e consolidar as ações do Geoparque”, destacou.
Ao final do encontro, a equipe realizou uma visita ao Centro Municipal de Cultura para acompanhar as inovações que serão implantadas no espaço, alinhando ações que também integram o processo de fortalecimento do Geoparque Caçapava.
De Segundas a sextas:
• Das 9h às 12h e das 14h às 17h
Atendimento somente pelos telefones: