Governo do Rio Grande do Sul libera verbas do Fundovinos
14/11/2024 10:48:58

A Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) aguardava há quase 14 meses a concretização de um compromisso com o governo estadual para ter acesso a verbas acumuladas no Fundo de Desenvolvimento da Ovinocultura (Fundovinos). A entidade foi a vencedora do Edital de Chamada Pública lançado em setembro de 2023, quando apresentou propostas para a aplicação do dinheiro. Ontem, em ato com a presença do vice-governador, Gabriel Souza, e do secretário da Agricultura, Clair Kuhn, o presidente da Arco, Edemundo Gressler, e sua vice, Elisabeth Lemos, assinaram o termo de cooperação em que o Estado repassa R$ 5 milhões.

O presidente Gressler entende que o recebimento destes recursos significam a abertura de uma nova página na história da ovinocultura do Rio Grande do Sul, berço da atividade no Brasil. “Essa oportunidade para a ovinocultura é única, especialmente com o foco atual na produção de carne ovina, que hoje é o principal impulso para o crescimento do setor”, comenta. Segundo o dirigente, o Estado também tem a vantagem de ser o único do Brasil a produzir lã têxtil, sendo responsável por quase 8 milhões de quilos anualmente.

Gressler observa, no entanto, que é a carne ovina que está em pleno desenvolvimento e que é, sem dúvida, o grande foco de crescimento.

Conforme o secretário da Agricultura, Clair Kuhn, foi realizado um esforço conjunto significativo para mostrar que a ovinocultura é uma grande potência do Rio Grande do Sul "Agora, com esse recurso de quase R$ 5 milhões, vamos potencializar muitas ações e demonstrar a alta qualidade da nossa carne de ovinos, que pode competir com qualquer lugar do mundo. Essa parceria fortalecerá ainda mais o setor”, diz Kuhn. Para o secretário, no futuro, haverá mais novidades na cadeia produtiva, como a integração da ovinocultura com outras atividades pecuárias e o cultivo de oliveiras.

O vice-governador, que também é veterinário, avalia que, atualmente, a proteína de ovinos tem mais valor agregado no mercado. "O recurso do fundo pode auxiliar na capacidade reprodutiva do rebanho e aprimorar a qualidade da carne para fomentar a cadeia do setor”, conclui.

Os recursos liberados serão utilizados para o estímulo ao sistema produtivo da carne ovina, a elaboração e o fortalecimento de programas de certificações dos produtos originados no Rio Grande do Sul e da lã gaúcha; o melhoramento genético; a promoção e o apoio para exposições e feiras; e a realização de eventos técnicos ligados ao setor.

 

Fonte: estado.rs.gov.br

 

ACOMPANHE

|
|
ENDEREÇO

Rua Benjamim Constant, 906
Galeria Confiança • Sala 102 C
Centro • Caçapava do Sul, RS
CEP: 96570-000

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

De Segundas a sextas:

• Das 9h às 12h pelo (55) 9.9981-8101

• Das 14h as 17h30 atendimento presencial

JORNALISMO, PUBLICIDADE e ANÚNCIOS

(55) 9.9981-8101

jornalismo@farrapo.com.br

© 2024 PORTAL FARRAPO. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: