Palestra promovida pela Cotrisul na quarta-feira é o primeiro evento da 90ª Expofeira.
A implantação da safra 2025-2026 é um desafio para os agricultores gaúchos. O setor está pressionado pelas restrições de crédito e por custos de insumos que, em muitos casos, superam o rendimento final da lavoura. Para traçar as perspectivas viáveis nesse cenário, a Cotrisul convidou o economista-chefe da Farsul, Antônio da Luz, para a palestra de abertura da 90ª Expofeira.
Marcada para as 19 horas da quarta-feira, 24 de setembro, a palestra deve reunir cerca de cem produtores rurais na casa que a Cotrisul e o Sindicalc mantêm no Parque de Exposições Eliseu Benfica.
Da Luz vem acompanhando as negociações em Brasília pela renegociação de dívidas dos produtores rurais (que pedem a securitização de dívidas desde a conclusão da safra, em maio) e irá apresentar um panorama das tratativas com parlamentares e com o Governo Federal.
Também irá ajudar os produtores presentes a interpretar os indicadores mais recentes para o mercado mundial de soja. Grande parte da oleaginosa produzida no Brasil – e em especial na região de atendimento da Cotrisul – é destinada à exportação.
Logo após a apresentação do economista, será a vez do engenheiro agrônomo Luiz Fernando Siqueira, gerente do Dater/Irga, palestrar. Ele irá apresentar o Sistema Arroz RS 14, uma proposta que busca elevar significativamente a produtividade das lavouras orizícolas do Estado.
De Segundas a sextas:
• Das 9h às 12h e das 14h às 17h
Atendimento somente pelos telefones: